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Vítor Luís P. M. Sousa

Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Sta Apolónia
5301-857 BRAGANÇA
Gab.: 81, edifício da ESTiG
Tel.: +351 273 30 30 92



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Análise Matemática 1 (2003/04)






Fichas práticas 2003/2004 (EC, EE; EI; EM; EQ; GEI):

Classificação das Avaliações: EE;  EI;  EM.
Mini-fichas: alguns enunciados e resoluções
Enunciados e correcções de exames:  Frequência - correcção;  Exame - correcção;  Recurso
Enunciados e correcções de exames (EQ, IG, GEI):  Freq. - correc.;  Exam. - correc.;  Rec. - correc.
Exames (e algumas correcções) ano lectivo 2002/2003.

Apontamentos teóricos 2003/2004 (EE; EI; EM; EQ; IG; GEI):


PROGRAMA:
1.    Noções elementares de Matemática
Tipos de números. Desigualdades. Intervalos de números reais. Resolução de equações e inequações (inequações de segundo grau, inequações racionais e inequações com módulos).

2.    Funções reais de variável real
2.1.    Conceitos básicos sobre funções (Domínio, imagem, gráfico, função limitada, injectividade, sobrejectividade, paridade, monotonia, periodicidade, extremos).
2.2.    Alguns exemplos de funções elementares (
Funções polinomiais, funções racionais e irracionais, função módulo, funções definidas por ramos).
2.3.    Operações com funções. Composição de funções.
2.3.1.    Transformações em funções.
2.3.2.    Função inversa.
2.4.    Função Exponencial. Função Logaritmo. Funções trigonométricas directas e inversas.

3.    Limite de Funções
3.1.    Noção limite.
3.2.    Propriedades dos limites (Teorema da unicidade do limite, propriedades algébricas, Teorema do encaixe de limites).
3.3.    Limites laterais.
3.4.    Limites infinitos, limites no infinito, expressões indeterminadas.

4.    Funções Contínuas
4.1.    Noção de Continuidade.
4.2.    Propriedades das funções continuas (Propriedades algébricas, continuidade da função composta.)
4.3.    Teoremas fundamentais sobre continuidade (Teorema da Bolzano; Teorema de Weierstrass.)

5.    Derivação
5.1.    Noção de derivada. Interpretação geométrica de derivada.
5.2.    Derivadas laterais. Interpretação geométrica das derivadas laterais.
5.3.    Propriedades da derivação. Regras de derivação.
5.4.    Derivada da função composta (Regra da cadeia).
5.5.    Derivadas de ordem superior.
5.6.    Teoremas fundamentais sobre derivação
(Teorema de Rolle; Teorema de Lagrange; Regra de Cauchy para o cálculo de limites).
5.7.    Aplicações da derivada ao estudo das funções (Pontos críticos, intervalos de monotonia, extremos absolutos e relativos; concavidades, pontos de inflexão; assimptotas verticais e não verticais; esboço de gráficos de funções e problemas de optimização.

6.    Primitivação
6.1.    Definição de primitiva. Relação entre primitiva e derivadas.
6.2.    Primitivas imediatas. Regras de primitivação.
6.3.    Primitivação por substituição.
6.4.    Primitivação por partes.
6.5.    Primitivação de funções racionais. Decomposição de uma função racional em fracções parciais, pelo método dos coeficientes indeterminados.
6.6.    Outras técnicas de primitivação: primitivas de funções trigonométricas, substituições trigonométricas, racionalização de algumas funções.


Bibliografia
Existem vários livros de Análise Matemática, na biblioteca da ESTiG, que podem ser consultados e ou requisitados pelos alunos para o estudo desta cadeira do 1º ano. Sugerimos em seguinte uma lista ordenada  da bibliografia recomendada:
1.    Ilda Reis e Vítor Sousa: Análise Matemática I - ano lectivo 2003/2004;

2.    Ana Isabel Pereira; José Paulo Matias; Pedro Oliveira: Caderno de Exercícios de Análise Matemática I, ESTIG, 2000;

3.    E.W.Swokowski: Cálculo com Geometria Analítica, vol. 1, McGraw-Hill;

4.    Jaime Carvalho Silva: Princípios de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill;

5.    J. C.Silva; C.M.F.Leal: Análise Matemática Aplicada – Exercícios, Actividades, Complementos e Provas de Avaliação, McGraw-Hill;

6.    Piskounov: Cálculo Diferencial e Integral, vol. 1, Lopes da Silva, Editora;

7.    Apostol: Cálculo, vol. 1, Editorial Reverté, 1994;


Avaliação
A avaliação pode ser feita de duas formas, apenas por exame (segundo o regulamento da escola), ou combinando a realização de exame com a realização de três mini-fichas na aula prática, como se descreve a seguir.

Avaliação durante o período lectivo:
•    3 mini-fichas a realizar nas aulas práticas com duração entre 30 e 45 minutos;
•    cada a ficha será cotada de 0 a 20 valores;
•    a realização de cada mini-ficha está condicionada à frequência de pelo menos 2/3 das aulas práticas dadas até à data de cada mini-ficha;

Avaliação no final do período lectivo:
Provas de exame escritas abrangendo todo o programa, a realizar, de acordo com o regulamento geral do IPB, na época regular (frequência e exame) e/ou na época  de recurso (exame).


Classificação:
A classificação final será a melhor das duas seguintes:  
  • 0.7 * NE + 0.3 * MMF,       onde:
-  “NE” representa a nota de exame (1ª Chamada; 2ª Chamada; Recurso), com nota mínima de 7,5 valores;
-  “MMF” representa a média aritmética das três mini – fichas.
  • a melhor das classificações obtidas nas provas finais escritas.