Departamento Ciências da Natureza
|
|
Pé VerdeProjecto de Promoção do Ambiente e Saúde na ESEBSite Pé verde - http://www.peverde.ese.ipb.pt Plano de ActividadesO Departamento de Ciências da Natureza iniciou no ano lectivo 2000/2001 um projecto que pretende envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem estar na Escola e que contribuam, em simultâneo, para a protecção ambiental e para a promoção da saúde. Este projecto, denominado “Pé Verde”, é desenvolvido em algumas disciplinas leccionadas pelo Departamento, estando integrado na componente teórico-prática das mesmas e pretende contribuir para uma formação mais dinâmica e inovadora dos alunos. OBJECTIVOS GERAIS1. Envolver os alunos na procura de soluções concretas para alguns dos problemas ambientais identificados na ESE. 2. Desenvolver comportamentos que contribuam para melhorar o ambiente na ESE. 3. Desenvolver hábitos de vida saudáveis. 4. Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detectados na ESE. 5. Sensibilizar a comunidade escolar para necessidade da participação individual na resolução dos problemas identificados. 6. Fornecer aos órgãos dirigentes sugestões para a melhoria do ambiente na ESE e para a promoção de hábitos saudáveis junto da comunidade escolar.
Docentes directamente envolvidos no projecto: - Adorinda Gonçalves - António Velho - Conceição Martins - Luís Filipe Fernandes - Margarida Rodrigues - Maria José Rodrigues - Paulo Mafra
TURMAS e DISCIPLINAS
- 1º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza – Elementos de Física e Química (Anual) - 1º Ano de Educação Social – Ecologia e Sociedade (Anual) - 2º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza – Ecologia (S1) - 2º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza – Bioquímica (Anual) - 2º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza – Microbiologia (S2) - 2º Ano de Educadores de Infância – Ciências da Natureza (Anual) - 2º Ano de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico – Ciências do Ambiente (Anual) - 2º Ano da variante de Português/Francês – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde – S2) - 2º Ano da variante de Português/Inglês – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde – S2) - 2º Ano da variante de Educação Musical – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde (S2) - 2º Ano da variante de E VT – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde (S2) - 2º Ano da variante de Educação Física – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde) (S1) - 3º Ano de Professores do 1º Ciclo – Ciências da Vida (Anual) - 3º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza (Anual) Temas
F RESíduosObjectivos· Estimular a participação da comunidade escolar na economia dos recursos naturais. · Desenvolver hábitos de separação de resíduos, com vista à reciclagem dos mesmos. · Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.
Actividades· Levantamento da quantidade de material de vidro inutilizado nos laboratórios de Ciências (Elementos de Física e Química) · Visita de Estudo à ETAR (Ciências do Ambiente) · Compostagem (Microbiologia e Ciências da Natureza _EI).
F HIGIENE E LIMPEZA DOS ESPAÇOSObjectivos· Aumentar o conforto físico e estético nas instalações da ESE. · Estimular a participação da comunidade escolar na manutenção da limpeza dos espaços comuns. · Estimular o interesse pela realização de actividades de educação cívica com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.
Actividades· Análise microbiológica antes e após a limpeza das mesas do bar (microbiologia) · Limpeza dos espaços exteriores à escola (Ecologia e Ciências da Natureza_EI – 1º S; Ciências do Ambiente e Ciências da Natureza_Var – 2º S) · Arranjo de alguns espaços verdes(Canteiros interiores, rotunda, rampa) (Ciências da Natureza_EI E Biologia Animal e Vegetal) · Aplicação de um questionário aos professores sobre as condições de limpeza das salas (Ciências da Natureza_EI, Ciências da Vida, Ciências da Natureza_Var e Ciências do Ambiente – 2º S, durante 4 semanas, 3 vezes por semana) · Acção de sensibilização directa e personalizada alertando para a necessidade de manter a escola limpa (bar, salas, outros espaços..), colocação de pés verdes, no chão, com frases apelativas (Ciências da Natureza_EI e Ecologia 1º S; Ciências do Ambiente e Ciências da Natureza_Var 2º Semestre) · Colocar caixotes do lixo entre a garagem e as escadas (CD)
FMOBILIDADEObjectivos· Criar hábitos de utilização de transportes públicos colectivos ou de transportes alternativos. · Criar hábitos de prática do exercício físico, associado ao bem – estar e à saúde. · Estimular o gosto pela realização de actividades de educação física com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo. · Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental associada à poupança dos recursos energéticos, com crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.
Autocarros Actividades· Visitas a algumas aldeias do Concelho de Bragança, utilizando os horários normais dos autocarros, organizadas pelos respectivos grupos de trabalho (Ciências da Natureza_EI, Ciências do Ambiente e ciências da Natureza_Var)
bICICLETASActividades* Elaboração de um percurso de interpretação ambiental e das respectivas perguntas para um Bike-paper (Ciências da Natureza_EI, Ciências do Ambiente e ciências da Natureza_Var) * Arranjo das bicicletas (3 de Novembro) * Campanha de sensibilização para utilização das bicicletas (Até 31 de Outubro fazer frases; Até 7 de Novembro arranjar as bicicletas, 8 de Novembro pôr bicicletas e completar as frases)
FTABAGISMOObjectivos· Aumentar o conforto nas instalações da ESE. · Desenvolver hábitos que conduzam à não exposição ao fumo do tabaco. · Estimular o interesse pela exploração de temáticas associadas à saúde e higiene com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.
Actividades· Organização de um debate sobre o tabagismo (Ciências da Vida) · Colocar ventoinhas no bar (CD) |
|