Departamento Ciências da Natureza
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Pé VerdeProjecto de Promoção do Ambiente e Saúde na ESEBRelatório de Actividades 2002/03TURMAS e DISCIPLINASOBJECTIVOSACTIVIDADES
O Departamento de Ciências da Natureza desenvolveu ao longo do ano lectivo 2000/2001 um projecto que pretendeu envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem estar na Escola e que contribuam, em simultâneo, para a protecção ambiental e para a promoção da saúde. Este projecto, denominado “Pé Verde”, foi realizado em algumas disciplinas leccionadas pelo Departamento, com a participação activa dessas turmas, contribuindo para uma formação mais dinâmica e inovadora dos nossos alunos. Consideramos que estes alunos, como futuros professores, serão inevitavelmente confrontados com a necessidade de virem a desenvolver nas suas futuras escolas projectos semelhantes. Actualmente, as estratégias de ensino passam cada vez mais pelo envolvimento dos alunos em projectos pluridisciplinares, pois só assim se pode fazer uma verdadeira integração de saberes. Além disso, nas propostas de actividades extra - lectivas que os actuais programas apresentam são cada vez mais relevantes os objectivos relacionados com a aquisição de competências, em detrimento dos objectivos relacionados com a aquisição de conhecimentos estáticos. Seguindo estas linhas orientadoras, alguns docentes do Departamento de Ciências da Natureza decidiram envolver-se num projecto comum com algumas das turmas a que leccionam, integrando-o na componente teórico-prática das mesmas. Assim, numa primeira fase, as turmas envolvidas no primeiro semestre foram confrontadas com a necessidade de identificarem os principais problemas existentes na ESE, as suas causas, as suas consequências e a responsabilidade individual nas soluções a apontar. Posteriormente definiram-se temas, relacionados com os problemas inicialmente identificados, esses foram trabalhados nos seguintes anos lectivos, desenvolvendo várias actividades no âmbito de cada um desses temas.
· 2º ano de Educadores de Infância - Ciências da Natureza · 2º ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza - Ecologia · 3º ano de Professores do 1º Ciclo - Ciências da Vida · 2º ano de Professores do 1º Ciclo - Ciências do Ambiente · 3º ano de Educadores de Infância - Exploração do Meio Físico · 3º ano da var. de Educação Musical e Ed. Física - Ciências da Natureza · 2º ano da variante de Port./Inglês e Port./Francês - Ciências da Natureza · 3º ano da var. de Educação Visual e Tecnológica - Ciências da Natureza OBJECTIVOS1. Identificar possíveis situações de desconforto e/ou desagrado da comunidade escolar face à ESE. 2. Identificar problemas de funcionamento, principalmente ao nível do ambiente e da saúde. 3. Envolver os alunos na procura de soluções concretas para alguns dos problemas identificados. 4. Desenvolver nos alunos comportamentos que contribuam para melhorar o ambiente na ESE. 5. Desenvolver nos alunos hábitos saudáveis. 6. Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detectados na ESE e para a necessidade da participação individual na sua solução. 7. Fornecer aos órgãos dirigentes sugestões para a melhoria do ambiente na ESE e para a promoção de hábitos saudáveis junto da comunidade escolar. ACTIVIDADES
Tabagismo · Aumentar o conforto nas instalações da ESE. · Desenvolver hábitos que conduzam à não exposição ao fumo do tabaco. · Estimular o interesse pela exploração de temáticas associadas à saúde e higiene com as crianças do jardim-de-infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. A actividade decorreu em dois momentos distintos. Em Novembro fez-se a primeira campanha em que os alunos participantes convidavam todos os fumadores que encontravam a trocar um cigarro aceso por bilhós (castanhas assadas). Numa segunda intervenção, em Março, a troca proposta era o cigarro por pipocas. Para assinalar o Dia Mundial do Não Fumador colocou-se informação sobre os malefícios do tabagismo no placard Pé Verde. Ao longo do ano, reforçou-se a sinalética relativa às zonas de fumo e não-fumo, colocando-se cartazes que alertavam para a importância das zonas de não-fumo serem respeitadas e para o perigo que representa o tabaco.
Cartões utilizados pelos alunos nas duas campanhas
Limpeza e Resíduos
· Estimular a participação da comunidade escolar na manutenção da limpeza dos espaços comuns. · Desenvolver hábitos de separação de resíduos, com vista à reciclagem dos mesmos. · Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental com as crianças do jardim-de-infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Ao longo do ano lectivo fizeram-se várias campanhas de sensibilização para a separação dos resíduos e remodelou-se a identificação dos contentores para a separação de resíduos, com o objectivo de os tornar mais apelativos e, consequentemente, mais utilizados. Os grupos que trabalharam este tema organizaram um debate – Resíduos em Bragança, a urgência da co-responsabilização – onde foram abordadas várias questões relacionadas com a separação e recolha dos resíduos na cidade de Bragança. Para o efeito, foram convidados o Vereador de Ambiente da Câmara Municipal, um representante da Quercus, um representante da Resin (empresa responsável pela recolha de resíduos no Concelho de Bragança). Parte da mesa que participou no debate
Mobilidade (transportes colectivos) · Criar hábitos de utilização de transportes públicos colectivos ou de transportes alternativos. · Criar hábitos de prática do exercício físico, associado ao bem – estar e à saúde. · Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental associada à poupança dos recursos energéticos, com crianças do jardim-de-infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Com o objectivo de promover a utilização dos transportes colectivos e, ao mesmo tempo, dar a conhecer algumas aldeias da região (Rio de Onor e Outeiro), os grupos que trabalharam este tema organizaram visitas destinadas aos colegas da turma, utilizando para o efeito os transportes colectivos (STUB e Rodonorte).
Alguns pormenores dos grupos que realizaram as visitas de estudo Bicicletas (transportes alternativos) · Estimular a utilização de transportes alternativos, não poluentes; · Criar hábitos de prática do exercício físico, associado ao bem – estar e à saúde; · Estimular o gosto pela realização de actividades de educação física com as crianças do jardim-de-infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. . Ao longo do ano lectivo os grupos que trabalharam este tema foram responsáveis pela organização de actividades envolvendo o uso das bicicletas da ESSE. Na maior parte dos casos, os destinatários da actividade foram os colegas de turma e a actividade foi um “Bike paper” (prova realizada em bicicleta e com várias tarefas para cumprir).
Alguns pormenores das actividades realizadas no âmbito do tema “transportes alternativos”
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