Departamento Ciências da Natureza

 

Home Up

 

      

   ESE         IPB

           

 

 

 

Relatório de Actividades

Ano lectivo 2003/2004

 

Introdução

TURMAS e DISCIPLINAS 

OBJECTIVOS

TEMAS

 

 

 

Introdução

O Departamento de Ciências da Natureza desenvolveu ao longo do ano lectivo 2000/2001 um projecto que pretendeu envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem estar na Escola e que contribuam, em simultâneo, para a protecção ambiental e para a promoção da saúde.

Este projecto, denominado “Pé Verde”, foi realizado em algumas disciplinas leccionadas pelo Departamento, com a participação activa dessas turmas, contribuindo para uma formação mais dinâmica e inovadora dos nossos alunos.

Consideramos que estes alunos, como futuros professores, serão inevitavelmente confrontados com a necessidade de virem a desenvolver nas suas futuras escolas projectos semelhantes.

Actualmente, as estratégias de ensino passam cada vez mais pelo envolvimento dos alunos em projectos pluridisciplinares, pois só assim se pode fazer uma verdadeira integração de saberes. Além disso, nas propostas de actividades extra - lectivas que os actuais programas apresentam são cada vez mais relevantes os objectivos relacionados com a aquisição de competências, em detrimento dos objectivos relacionados com a aquisição de conhecimentos estáticos.

Seguindo estas linhas orientadoras, alguns docentes do Departamento de Ciências da Natureza decidiram envolver-se num projecto comum com algumas das turmas a que leccionam, integrando-o na componente teórico-prática das mesmas.

Assim, numa primeira fase, as turmas envolvidas no primeiro semestre foram confrontadas com a necessidade de identificarem os principais problemas existentes na ESE, as suas causas, as suas consequências e a responsabilidade individual nas soluções a apontar.

Posteriormente definiram-se temas, relacionados com os problemas inicialmente identificados, esses foram trabalhados nos seguintes anos lectivos, desenvolvendo várias actividades no âmbito de cada um desses temas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

TURMAS e DISCIPLINAS 

·        - 2º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza – Ecologia (S1)

·        - 2º Ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza – Bioquímica (Anual)

·        - 2º Ano de Educadores de Infância – Ciências da Natureza (Anual)

·        - 2º Ano da variante de Português/Francês – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde – S2)

·        - 2º Ano da variante de Português/Inglês – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde – S2)

·        - 2º Ano da variante de Educação Musical – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde (S2)

·        - 2º Ano da variante de E VT – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde (S2)

·        - 2º Ano da variante de Educação Física – Ciências da Natureza (módulo de biologia e saúde) (S1)

·        - 3º Ano de Educadores de Infância – Exploração do Meio Físico (S2)

·        - 3º Ano de Professores do 1º Ciclo – Ciências da Vida (Anual)

 

OBJECTIVOS

1.     Envolver os alunos na procura de soluções concretas para alguns dos problemas ambientais identificados na ESE.

2.     Desenvolver comportamentos que contribuam para melhorar o ambiente na ESE.

3.     Desenvolver hábitos de vida saudáveis.

4.     Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detectados na ESE.

5.     Sensibilizar a comunidade escolar para necessidade da participação individual na resolução dos problemas identificados.

6.     Fornecer aos órgãos dirigentes sugestões para a melhoria do ambiente na ESE e para a promoção de hábitos saudáveis junto da comunidade escolar.

 

TEMAS

Resíduos

·               Estimular a participação da comunidade escolar na economia dos recursos naturais.

·               Desenvolver hábitos de separação de resíduos, com vista à reciclagem dos mesmos.

·               Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.

Actividades

Dinamização de um concurso para a recolha de papel

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração de cadernos de rascunho

 

 

 

 

 

 

 

Acção de sensibilização directa e personalizada alertando para a necessidade de reciclagem dos resíduos

 

 

 

 

 


 

Dinamização de um concurso para elaboração de brinquedos com materiais de desperdício 

 

 

 

 

 

 

Higiene e limpeza dos espaços

·               Aumentar o conforto físico e estético nas instalações da ESE.

·               Estimular a participação da comunidade escolar na manutenção da limpeza dos espaços comuns.

·               Estimular o interesse pela realização de actividades de educação cívica com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.

Actividades

Aplicação de um questionário aos professores sobre as condições em que deixam a sala de aulas

Colocação em cada sala de aula uma fotografia da sala arrumada e limpa e uma fotografia da sala desarrumada, para sensibilizar para a importância de manter as salas limpas e arrumadas

 

Colocação de vários caixotes do lixo nas salas de aula

 

 

 

 

Campanhas de sensibilização para manter as mesas do bar limpas.

 

 

 

 

 

 

Acção de sensibilização directa e personalizada alertando para a necessidade de colocar o lixo nos respectivos contentores.

 

 

 

 

 

 


 

Mobilidade

Autocarros (transportes colectivos)

·               Criar hábitos de utilização de transportes públicos colectivos ou de transportes alternativos.

·               Criar hábitos de prática do exercício físico, associado ao bem – estar e à saúde.

·               Estimular o gosto pela realização de actividades de educação física com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.

·               Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental associada à poupança dos recursos energéticos, com crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.

Actividades

Campanha de sensibilização alertando para a necessidade de utilização dos transportes colectivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concurso "o maior utilizador dos autocarros", destinado a alunos, docentes e funcionários da ESE.

 

 

 

 

 

Visitas a algumas aldeias (Rio de Onor, Rebordãos..), utilizando os horários normais dos autocarros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bicicletas (transportes alternativos)

·               Estimular a utilização de transportes alternativos, não poluentes;

·               Criar hábitos de prática do exercício físico, associado ao bem – estar e à saúde;

·                Estimular o gosto pela realização de actividades de educação física com as crianças do jardim-de-infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

Actividades

Campanha de divulgação de utilização das bicicletas

 

 

 

 

 

Concurso "o maior utilizador das bicicletas", destinado a alunos, docentes e funcionários da ESE.

 

 

 

Elaboração de um percurso de interpretação ambiental e das respectivas perguntas para um Bike-paper.

 

 

 

 

 

 


 

 

Tabagismo

·               Aumentar o conforto nas instalações da ESE.

·               Desenvolver hábitos que conduzam à não exposição ao fumo do tabaco.

·                Estimular o interesse pela exploração de temáticas associadas à saúde e higiene com as crianças do jardim-de-infância e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

Actividades

Aplicação de um questionário aos fumadores (funcionários)

 

Elaboração de novos cartazes para chamar a atenção sobre os malefícios do tabaco