Departamento Ciências da Natureza
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PLANO DE ACTIVIDADES 2003 (aprovado pelo Departamento em 8/Jan/2003) Índice DocentesFunções a desempenharActividades lectivasActividades científico - pedagógicas individuaisActividades científico - pedagógicas do departamento- "Pé Verde - Projecto de promoção do Ambiente e Saúde na ESEB" - Núcleo de Apoio à Prática Pedagógica de Ciências da Natureza - Centro de Recursos de apoio à actividade experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico - Laboratórios abertos à comunidade escolar - Exposição "Os Quatro Cavaleiros da Energia" - TELECiência – Festival Internacional do Filme Científico
Docentes:Adorinda Gonçalves (Professora - Adjunta) Conceição Martins (Professora - Adjunta) Delmina Pires (Professora - Adjunta) Luís Filipe Fernandes (Professor - Adjunto) Paulo Mafra (Assistente 2º triénio) Maria José Rodrigues (Assistente 2º triénio) António Velho (Assistente 2º triénio) Dispensado no âmbito do PRODEP até Março Luís Miguel Freitas (Eq. Assistente 1º triénio – acumulação) Eurico Gonçalves (Eq. Assistente 1º triénio - acumulação) Iracema Fernandes (Eq. Assistente 1º triénio - acumulação)
Funções a desempenhar:Adorinda Gonçalves Membro do Conselho Científico Conceição Martins Presidente do Conselho Directivo Membro do Conselho Científico Membro do Conselho Pedagógico Membro do Conselho Administrativo Membro da Assembleia de Representantes Delmina Pires Membro do Conselho Científico Representante do Departamento de Ciências da Natureza Membro do Conselho Pedagógico Luís Filipe Fernandes Membro do Conselho Científico Vice - Presidente do Conselho Directivo Paulo Mafra Responsável pelos Laboratórios de Ciências da Natureza Maria José Rodrigues Membro do Conselho Pedagógico
Actividades lectivas:- Formação inicial: todos os docentes do Departamento - Formação Contínua: Curso de Complemento de Formação para o 1º Ciclo Delmina Pires; Maria José Rodrigues Conceição Martins, Iracema Fernandes, Eurico Gonçalves Curso de Complemento de Formação para Educadores de Infância Conceição Martins, Iracema Fernandes, Eurico Gonçalves - Profissionalização em Serviço: Adorinda Gonçalves Maria José Rodrigues Paulo Mafra
Actividades científico - pedagógicas individuais:- Os Professores como construtores de contextos sociais para a literacia científica. Projecto sobre actividades experimentais no Ensino das Ciências desenvolvido como membro do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Delmina Pires. - Acção de Formação no âmbito do Programa FOCO–O Ensino das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. Delmina Pires. - Produção da Beta-Galactosidase em levedura (Saccharomyces cerevisiae) floculante por transformação integrativa. Realização da dissertação de mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Nelson Lima, no Departamento de Engenharia Biológica na Universidade do Minho. António Velho.
Comunicações previstas:- Como podem as crianças aprender e gostar de aprender Ciências – influência da prática pedagógica. Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica. Setembro/Outubro. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Delmina Pires. - How can children learn and love to learn Natural Sciences – A study in the influence of teaching practice. Forth International Conference of the European Science Education Research. Association ESERA. Delmina Pires.
Actividades científico - pedagógicas organizadas pelo departamento:
"Pé Verde - Projecto de promoção do Ambiente e Saúde na ESEB"As acções que visem melhorar o espaço da escola tornam-se importantes, pois contribuem decisivamente para o aumento da qualidade de vida das pessoas que o frequentam e, consequentemente, para a satisfação com que desenvolvem as suas actividades e, assim, para a melhoria da qualidade do trabalho que realizam. Do ponto de vista dos alunos é ainda mais importante a promoção da qualidade ambiental dentro do edifício escolar e fora dele, dado que isso contribuirá decisivamente para o aumento do seu sucesso escolar, quer através do aumento das condições para estudar, como pelo aumento do interesse na participação nas actividades extra - lectivas. Além disso, as estratégias a implementar para melhorar o ambiente no espaço escolar terão reflexos na formação pessoal e social dos alunos, contribuindo para melhorar a sua formação como futuros professores. O Departamento de Ciências da Natureza vem desenvolvendo, desde o ano lectivo 2000/01, nas aulas práticas de algumas das disciplinas da área das ciências, um projecto que pretende: · Envolver os alunos na procura de soluções concretas para alguns dos problemas ambientais identificados na ESE. · Desenvolver comportamentos que contribuam para melhorar o ambiente na ESE. · Desenvolver hábitos de vida saudáveis. · Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detectados na ESE. · Sensibilizar a comunidade escolar para necessidade da participação individual na resolução dos problemas identificados. · Fornecer aos órgãos dirigentes sugestões para a melhoria do ambiente na ESE e para a promoção de hábitos saudáveis junto da comunidade escolar. No ano lectivo 2002/03, serão desenvolvidas actividades sobre os seguintes temas: a) RESÍDUOS · Debate público sobre a recolha selectiva de resíduos em Bragança e a sua importância para a reciclagem de materiais, com a presença de representantes da autarquia e de associações de defesa do ambiente. · Acções de sensibilização directa e personalizada aos utentes do bar, alertando para a necessidade de colocar o lixo nos respectivos contentores. · Atelier de demonstração de reciclagem e de reutilização de papel, no Dia da Criança /Dia da ESE, para as crianças do 1º Ciclo, com papel recolhido em contentores especiais colocados na Escola ao longo do segundo semestre pelos grupos de trabalho envolvidos. b) TABAGISMO · Acções de sensibilização directa e personalizada aos fumadores, alertando para os malefícios do fumo do tabaco e para a necessidade de manter a atmosfera não sobrecarregada com fumo, para que a saúde das outras pessoas não seja prejudicada. · Elaboração de material informativo para afixação na escola, relativa à importância de manter hábitos de vida saudáveis. c) ENERGIA · Visitas guiadas a aldeias próximas de Bragança, utilizando as carreiras regulares de autocarros, realizadas por iniciativa de alguns grupos de alunos para as respectivas turmas, com o acompanhamento de docentes do Departamento e abordando aspectos naturais e culturais das aldeias a visitar, sensibilizando os alunos para a utilidade que os transportes públicos colectivos podem ter para as deslocações regulares obrigatórias, mas também para a visita esporádica e lúdico-cultural a locais de interesse menos acessíveis. d) MOBILIDADE · Bike-estafetas (estafetas de bicicleta). Percursos de interpretação ambiental, organizadas por grupos de alunos, para as respectivas turmas, para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a necessidade de utilização de transportes alternativos e para a importância da prática de exercício físico.
Núcleo de Apoio à Prática Pedagógica de Ciências da NaturezaNos últimos anos tem-se verificado um aumento significativo de procura de materiais e equipamentos do laboratório para utilização dos alunos na prática pedagógica do primeiro ciclo e de educadores de infância, quer devido ao aumento do número de alunos, quer devido ao maior interesse pelo desenvolvimento de actividades experimentais de ciências da natureza nestes níveis de ensino. Além disso, muitos desses estagiários solicitam autorização para visitarem os laboratórios com os seus alunos e realizarem no próprio local algumas experiências. Esse facto tem conduzido a uma sobrecarga de trabalho para a técnica de laboratório, que ocupa muito do seu tempo a ajudar os estagiários a ensaiarem as experiências. Acresce que os alunos envolvidos na prática pedagógica do primeiro ciclo e de educadores de infâncias são habitualmente alunos com poucos conhecimentos nestes domínios, pelo que as necessidades de ajuda inicial e de acompanhamento são maiores. Considerando o interesse que estas actividades têm para os alunos do primeiro ciclo e do jardim de infância, assim como para o desenvolvimento de uma adequada prática pedagógica dos alunos da ESE, torna-se importante que seja disponibilizado um apoio mais substancial para a preparação dessas actividades experimentais. Assim, o Departamento pretende envolver os alunos do 3º ano do curso de Matemática /Ciências nessa tarefa, em regime de voluntariado. Isso permite aos próprios desenvolver as suas próprias competências e permite auxiliar os colegas com formação mais limitada nestes domínios.
Centro de Recursos de apoio à actividade experimental no 1º Ciclo do Ensino BásicoO ensino experimental das ciências tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, quer ao nível cognitivo como afectivo e até psicomotor, desde que as actividades sejam adequadas. O Departamento de Ciências da Natureza da ESE de Bragança desenvolve regularmente actividades de formação inicial e contínua para os docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objectivo principal o fomento do ensino experimental das ciências nesse nível de ensino. Nesse sentido, fez uma candidatura ao Programa Ciência Viva para o desenvolvimento de um Centro de Recursos de apoio à actividade experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico da Região de Bragança deste projecto. Embora não tenha sido dada ainda qualquer reposta, espera-se poder iniciar o projecto no decurso de 2003. Com este projecto pretende-se dar apoio material e humano aos docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico dando-lhes a possibilidade de: - Requisitar materiais específicos da ESEB para uso pontual nas escolas; - Deslocação de docentes especializados às escolas, em momentos que o justifique; - Formação e acompanhamento dos docentes na concepção, planificação e interpretação das matérias a desenvolver com as sua turmas; - Actualização dos docentes envolvidos no projecto relativamente a assuntos relacionados com a actividade experimental no ensino das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico e com os temas teóricos a ela associados; Este projecto permitirá uma constante actualização dos docentes que participem, tanto devido à experiência adquirida com os próprios projectos, como devido à formação que terão no decorrer dos mesmos, fornecida pelos docentes da ESE que integram o centro de recursos. Além disso, permitirá também estimular a realização de outros projectos que, isoladamente, teriam pouca capacidade de concretização.
Laboratórios abertos à comunidade escolarO Departamento prevê organizar um conjunto de experiências que tenham interesse didáctico para as crianças dos jardins de infância e das escolas do 1º e do 2º Ciclo e promover a visita desses alunos, com os respectivos professores, aos laboratórios de Ciências da Natureza da ESE, de acordo com marcação prévia, durante uma ou duas semanas. Em simultâneo, caso se consiga que a mesma seja disponibilizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tentar-se-á ter na ESE a exposição “Os Quatro Cavaleiros da Energia”, para que possa ser visitada em conjunto. Com isso, pretende-se: · Aumentar a diversidade de eventos pedagógicos e culturais oferecidos pela ESE à sua comunidade escolar e às escolas da região. · Sensibilizar os alunos dos cursos de formação de professores do primeiro e segundo ciclo e de educadores de infância para a importância do envolvimento das crianças em actividades experimentais de ciências da natureza. · Sensibilizar as crianças participantes para a importância da poupança de recursos e protecção ambiental.
Exposição "Os Quatro Cavaleiros da Energia"A Câmara Municipal de Lisboa dispõe de uma exposição itinerante, designada "Os Quatro Cavaleiros da Energia" com informação e experiências interactivas sobre as quatro principais fontes de energia (sol, vento, água e fogo) e diversas formas de produção e/ou conversão de energia, especialmente adaptada para crianças, a qual cede a instituições de ensino ou similares. O Departamento de Ciências da Natureza propõe-se desenvolver os esforços necessários para que esta exposição seja apresentada em Bragança, tal como esteve previsto para o ano anterior. Considerando a importância crescente da utilização de fontes alternativas de energia e de desenvolver comportamentos relacionados com a poupança de energia devido aos problemas ambientais associados ao consumo excessivo de energias não renováveis, estes temas são cada vez mais abordados nos primeiros níveis de escolaridade, tornando-se necessário a actualização dos docentes e a preparação dos respectivos alunos.
"Dia da Criança"Nos últimos anos, a ESE tem desenvolvido um conjunto de actividades no Dia da Criança e da ESE (1 de Junho) para as crianças dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo do concelho de Bragança. O Departamento de Ciências da Natureza, à semelhança dos anos anteriores, pretende participar nestas comemorações, desenvolvendo um conjunto de actividades experimentais nos laboratórios de Ciências da Natureza e de demonstração de reciclagem e de reutilização de papel, com auxílio de algumas turmas da formação inicial, contribuindo para: · Sensibilizar os alunos dos cursos de formação de professores do primeiro ciclo e de educadores de infância para a importância do envolvimento das crianças em actividades experimentais de ciências da natureza. · Proporcionar às crianças participantes o contacto directo com as experiências e com a explicação dos fenómenos subjacentes. · Sensibilizar as crianças participantes para a importância da poupança de recursos e protecção ambiental. · Aumentar a diversidade de eventos pedagógicos oferecidos pela ESE às escolas da região.
Página Web do DepartamentoPretende-se manter actualizada a página Web do Departamento (www.ipb.pt/~dep_cn_ese), elaborada pessoalmente por docentes do mesmo.
Portal dos catraiosDada o interesse que este canal informático tem para estabelecer laços de comunicação entre as escolas da região e as respectivas crianças, pais e professores, pretende-se dar continuidade ao trabalho já desenvolvido por alguns docentes do Departamento, com vista ao enriquecimento do Portal dos Catraios (www.catraios.ipb.pt) com propostas de actividades, textos, jogos ou outros materiais que possam desenvolver nos utilizadores do Portal o gosto pelas ciências da natureza.
TELECiência – Festival Internacional do Filme CientíficoO TELECiência (www.utad.pt/teleciencia) é um festival anual no qual são apresentados filmes realizados em todo o mundo, em 22 extensões localizadas no continente e nos Açores e também no Brasil e no Chile. Trata-se de uma iniciativa da UTAD, com o apoio do Ciência Viva e da Associação do Vídeo e Televisão Experimental (AVTE). A V edição será realizada em 2003 e o Departamento de Ciências da Natureza disponibiliza-se para se manter como coordenador da extensão ESE de Bragança.
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