Departamento Ciências da Natureza

 

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Pé Verde sobre Rodas...

Não acreditas???....

 

Actualmente, as estratégias de ensino passam cada vez mais pelo envolvimento dos alunos em projectos pluridisciplinares, pois só assim se pode fazer uma verdadeira integração de saberes.

Seguindo esta linha orientadora, alguns docentes do Departamento de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação de Bragança decidiram iniciar, com algumas das turmas a que leccionam, um projecto, denominado "Pé Verde", que pretende aumentar a qualidade de vida e o bem estar na Escola e que contribuir, em simultâneo, para a protecção ambiental e para a promoção da saúde.

O tema da mobilidade surgiu como um tema transversal em relação a muitas das preocupações levantadas pelos alunos.

Muitas pessoas deslocam-se para a ESE de carro, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica, para a delapidação dos recursos energéticos fósseis, para o aumento dos gastos familiares e para o congestionamento do parque de estacionamento.

Como alternativa, surge a utilização da bicicleta. Este é um meio de transporte bastante utilizado em muitos outros países da Europa, onde se podem ver estacionamentos para bicicletas junto das universidades em grande quantidade e com elevadíssima utilização (mesmo em países com climas mais frios). Em Portugal também foi um meio de transporte frequente em algumas regiões, embora esteja em declínio, devido ao comodismo da utilização do automóvel e à capitulação dos portugueses perante as campanhas de marketing que associam fortemente a imagem do automóvel à imagem do sucesso.

a Escola Superior de Educação decidiu avançar para uma experiência inovadora, disponibilizando aos alunos, docentes e funcionários um conjunto de bicicletas que podem ser requisitadas gratuitamente por uma hora ou pelo preço simbólico de 1 EURO durante um dia (ver Regulamento).

Considerando que a utilização de bicicletas pode:

- facilitar a deslocação de alguns alunos que não dispõem de transporte próprio;

- promover o exercício físico e o bem-estar dos jovens;

- diminuir a utilização do automóvel, reduzindo a poluição;

- oferecer um serviço inovador aos alunos, melhorando a imagem da escola;

A experiência decorreu na fase final do ano lectivo 2000/2001 e teve boa adesão, nomeadamente por parte dos alunos, justificando a continuidade do projecto no ano lectivo 2001/02 (ver Relatório).