Departamento Ciências da Natureza

 

Home Up Concursos

 

      

   ESE         IPB

           

 

 

PÉ  VERDE

 

 

Projecto de

Promoção do Ambiente e Saúde na

Escola Superior de Educação de Bragança

  

Ano lectivo 2001/2002


 

F INTRODUÇÃO

O Departamento de Ciências da Natureza desenvolveu ao longo do ano lectivo 2000/2001 um projecto que pretendeu envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem estar na Escola e que contribuam, em simultâneo, para a protecção ambiental e para a promoção da saúde.

Este projecto, denominado “Pé Verde”, foi realizado em algumas disciplinas leccionadas pelo Departamento, com a participação activa dessas turmas, contribuindo para uma formação mais dinâmica e inovadora dos nossos alunos.

Consideramos que estes alunos, como futuros professores, serão inevitavelmente confrontados com a necessidade de virem a desenvolver nas suas futuras escolas projectos semelhantes.

Actualmente, as estratégias de ensino passam cada vez mais pelo envolvimento dos alunos em projectos pluridisciplinares, pois só assim se pode fazer uma verdadeira integração de saberes. Além disso, nas propostas de actividades extra - lectivas que os actuais programas apresentam são cada vez mais relevantes os objectivos relacionados com a aquisição de competências, em detrimento dos objectivos relacionados com a aquisição de conhecimentos estáticos.

Seguindo estas linhas orientadoras, alguns docentes do Departamento de Ciências da Natureza decidiram envolver-se num projecto comum com algumas das turmas a que leccionam, integrando-o na componente teórico-prática das mesmas.

Assim, numa primeira fase, as turmas envolvidas no primeiro semestre foram confrontadas com a necessidade de identificarem os principais problemas existentes na ESE, as suas causas, as suas consequências e a responsabilidade individual nas soluções a apontar.

 

 

 

 

 

 

 

F TURMAS e DISCIPLINAS

·                   2º ano da variante de Matemática/Ciências da Natureza - Ecologia (S1)

·                   2º ano da variante de Português/Inglês - Ciências da Natureza (S2)

·                   3º ano da variante de Educação Musical - Metodologia do Ens. do Meio Físico (S1)

·                   3º ano da variante de Educação Física - Metodologia do Ens. do Meio Físico (S1)

·                   3º ano de Educadores de Infância - Exploração do Meio Físico (S1)

·                   3º ano de Professores do 1º Ciclo - Ciências da Vida (anual)

·                   2º ano de Professores do 1º Ciclo - Ciências do Ambiente (S2)

·                   2º ano de Educadores de Infância - Ciências da Natureza (S2)

·                   2º ano da variante de Educação Português/Francês - Metodologia Ens. do Meio Físico (S2)

·                   2º ano da variante de Educação Português/Inglês - Metodologia Ensino do Meio Físico (S2)

 

F DOCENTES

·                   Maria José Rodrigues

·                   Conceição Martins

·                   Luís Filipe Fernandes

·                   Margarida Rodrigues

·                   Paulo Mafra

 

F OBJECTIVOS GERAIS

·                   Envolver os alunos na procura de soluções concretas para alguns dos problemas ambientais identificados na ESE.

·                   Desenvolver comportamentos que contribuam para melhorar o ambiente na ESE.

·                   Desenvolver hábitos de vida saudáveis.

·                   Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas detectados na ESE.

·                   Sensibilizar a comunidade escolar para necessidade da participação individual na resolução dos problemas identificados.

·                   Fornecer aos órgãos dirigentes sugestões para a melhoria do ambiente na ESE e para a promoção de hábitos saudáveis junto da comunidade escolar.

 

F OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

 

F resíduos

·                   Estimular a participação da comunidade escolar na economia dos recursos naturais.

·                   Desenvolver hábitos de separação de resíduos, com vista à reciclagem dos mesmos.

·                   Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental com as crianças do jardim de infância e do 1º ciclo.

 

F limpeza

·                   Aumentar o conforto físico e estético nas instalações da ESE.

·                   Estimular a participação da comunidade escolar na manutenção da limpeza dos espaços comuns.

·                   Estimular o interesse pela realização de actividades de educação cívica com as crianças do jardim de infância e do 1º ciclo.

 

F energia (autocarros)

·                   Criar hábitos de utilização de transportes públicos colectivos ou de transportes alternativos.

·                   Estimular o interesse pela realização de actividades de educação ambiental associada à poupança dos recursos energéticos, com crianças do jardim de infância e do 1º ciclo.

 

F mobilidade (bicicletas)

·                   Estimular a utilização de transportes alternativos, não poluentes;

·                   Criar hábitos de prática do exercício físico, associado ao bem – estar e à saúde.

·                   Estimular o gosto pela realização de actividades de educação física com as crianças do jardim de infância e do 1º ciclo.

 

F ACTIVIDADES

 

F recolha selectiva de resíduos

Com o objectivo de promover a aquisição de hábitos de separação de resíduos, foram adquiridos dois conjuntos de contentores e colocados no bar e no primeiro piso, junto às máquinas de bebidas. Os grupos que trabalharam este tema recolheram informação sobre os problemas ambientais provocados por cada um dos tipos de resíduos e colocaram-na nos contentores respectivos e fizeram acções de sensibilização para a correcta utilização dos mesmos.

 

F limpeza e arrumação das salas

Para verificar se os professores e alunos fazem uma correcta utilização das salas de aula, os alunos envolvidos no projecto “Pé Verde”, observaram, durante quatro semanas, algumas salas para verificar se as luzes estavam acesas, o quadro apagado, o mobiliário arrumado e se havia lixo no chão ou em cima das mesas. Cada grupo analisou a informação recolhida e os dados totais estão a ser tratados e servirão de base para acções a desenvolver no próximo ano lectivo.

 

 

 

 

 

 

F limpeza dos espaços na ESE

Com o objectivo de aumentar o conforto nas instalações da escola e estimular a participação da comunidade escolar na manutenção da limpeza dos espaços comuns, durante o presente ano lectivo, os alunos envolvidos no projecto “Pé Verde”, observaram os comportamentos dos frequentadores desses espaços, relativamente ao destino dado aos lixos. Para melhorar os comportamentos, desenvolveram-se diversas acções de sensibilização, nomeadamente no bar e corredores.

 

 

 

 

 

 

 

 

F Transportes públicos

Com o objectivo de sensibilizar os alunos para a importância do uso de transportes colectivos e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a região, os grupos que trabalharam o tema dos transportes, organizaram visitas de estudo à aldeia de Rio de Onor e à cidade de Bragança para as suas turmas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Além das visitas de estudo, decorreu um concurso para premiar os alunos e as turmas que mais utilizam os transportes colectivos. O concurso foi ganho pela turma de 2º ano de Educadores de Infância que ganhou uma viagem de dois dias num autocarro cedido gratuitamente pela Câmara Municipal de Bragança.

 

STUB

 

 

 

 

 

 


 

F bicicletas “Pé Verde”

Com o objectivo de estimular a utilização de transportes não poluentes foram adquiridas, no ano lectivo anterior, cinco bicicletas para poderem ser utilizadas pela comunidade escolar, não só da ESE, mas de todas a escolas do Instituto. Os alunos envolvidos fizeram algumas campanhas de sensibilização  para promover o uso da bicicleta e decorreu um concurso para encontrar “a turma com mais pé no pedal”. O 2º ano do curso de Matemática/Ciências ganhou um fim de semana na Casa da Lama-Grande, oferecido pelo Parque Natural de Montesinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

F o que disseram do “Pé Verde”...

No decurso das actividades de sensibilização, alguns alunos questionaram outros colegas sobre a possível influência do Projecto “Pé Verde” na vida da escola e nos comportamento das pessoas.

“Muito bem concebido, do qual já utilizei várias vezes as bicicletas (...).”

“É interessante, pois finalmente alguém se preocupa com o ambiente na escola.”

“Acho que foi uma óptima ideia. Assim, o pessoal que não é de cá e quer andar de bicicleta, pode ter uma sempre que quiser.”

“Já ouvi falar, mas não sei em que consiste em termos de objectivos.”

“É um projecto bom, na medida em que tem chamado à atenção sobre vários aspectos importantes.”

“Projecto de carácter elucidativo e bastante aceite pela comunidade escolar.”

“É muito interessante porque se preocupa com o meio ambiente e com a saúde das pessoas.