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O Ensino Normal Primário: Currículo, Práticas e Políticas de Formação
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Baptista, Maria Isabel Resumo O Ensino Normal Primário: Currículo, Práticas e Políticas de Formação é um livro cujo esquema de desenvolvimento conceptual mergulha no actual paradigma científico de história cultural. Apresenta uma visão da evolução da prática de ensino nos planos de estudo mais representativos do ensino normal primário, recriando-a através de modos de organização, funcionamento e avaliação, enquanto realidade articulada com as restantes componentes de formação: ciências de especialidade e formação geral e pedagógica. Dá vida aos diferentes projectos formativos e ao modelo de professor subjacente a cada um, contextualizados no âmbito de um enfoque histórico e sociológico. Conjugando a análise e a síntese procura religar aspectos do conhecimento formativo (saberes teóricos e práticos), encontrando conexões e ligações com formas de ideologia, poder e autoridade. |
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Temas centrais - Índice | ||||
QUANDO NÃO HAVIA ESCOLAS NORMAIS... APRENDIA-SE A ENSINAR ENSINANDO - FORMAR O PROFESSOR PEDAGOGISTA. "A PRÁTICA DE ENSINO CONSISTE NA SÍNTESE DO ENSINO NORMAL" - AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE FORMAR O EXPERT LEGITIMADO PELA CIÊNCIA: UMA LEITURA A PARTIR DO REGULAMENTO DE 28 DE JULHO DE 1880 - UMA FORMAÇÃO TUTELADA? O PRIMEIRO REGULAMENTO DE PRÁTICA DE ENSINO - AS INCURSÕES DA CIÊNCIA POSITIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A METODOLOGIA TORNA-SE O EIXO DO ENSINO NORMAL - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TEMPO DE SALAZAR. NOVO REGULAMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - A FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA DE PROFESSORES. UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARTILHADA. ISBN: 972-8036-69-8 - Pág: 206 - Preço: 11 €
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