A Escola Transmontana: Tempos, modos e ritmos de desenvolvimento, 1759-1835

 

 

Baptista, Maria Isabel

Resumo

       

        "A Escola Transmontana: Tempos, Modos e Ritmos de Desenvolvimento" é uma obra que, além de ser um contributo para a história da educação da região transmontana, é um ensaio exemplificador de como podem ser superados os tradicionais estudos de história local, no contexto de esquemas conceptuais mais gerais, incorporando as inovações metodológicas da historiografia contemporânea na investigação histórico-pedagóca.

       Aborda-se neste trabalho o papel da escola no desenvolvimento da região transmontana, entre 1759-1835, conseguido através da análise da administração e financiamento do ensino, rede escolar, currículo e ensino, professores e resultados do ensino.

        A escola transmontana, um micro-sistema da escola portuguesa, estrutura-se nas mesmas linhas desta e não há qualquer tentativa de adaptação das políticas educativas às diversas regiões do País. Embora a administração do ensino se enquadre dentro de um forte centralismo, esta obra vem pôr a manifesto que havia da parte do governo regional e local e das forças vivas da comunidade formas de participação que podem

ser interpretadas como uma espécie de regionalismo empírico, bem patente na estruturação da rede escolar e controlo exercido sobre a escola e sobre o professor.

        O científico, o técnico, o pragmático e o útil, vectores do pensamento das "Luzes", penetram pouco os programas e os métodos de ensino, privilegiando a escola a componente humanista e descurando totalmente a vertente regional. Mesmo assim, como fica comprovado no presente título, a escola, de forma indirecta, promoveu um certo desenvolvimento sócio-cultural da sociedade transmontana, como denotam os índices de alfabetização/escolarização, neste estudo apurados.

  Temas centrais - Índice

   

 

A PROVÍNCIA DE TRÁS-OS-MONTES ENTRE 1759-1835 - A CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR: POLÍTICA E IDEIAS PEDAGÓGICAS - A ADMINISTRAÇÃO E FINANCIAMENTO DO ENSINO - A REDE ESCOLAR - CURRÍCULO E ENSINO - OS PROFESSORES: O SUSTENTÁCULO DA REDE ESCOLAR - RESULTADOS DO ENSINO: CULTURA, ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO.

 

 

 

ISBN: 972-98335-0-8 - Pág: 720 - Preço: 20 €

 

>