Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Seminário de Ciências da Natureza (45h; S1)     Ano lectivo:2004/05

Curso: Professores do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (4º ano)

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pela disciplina: Delmina Maria Pires (Professora  - Adjunta)

Docente: Delmina Maria Pires

PROGRAMA

 

I – Introdução:

O programa de Seminário de Ciências da Natureza tem duas grandes finalidades. Por um lado, colmatar algumas falhas do currículo do curso, nomeadamente, ao nível de alguns conteúdos de Biologia/Saúde considerados fundamentais na formação de professores de ciências, mas não previstos no programa de disciplinas anteriores e, por outro lado, proporcionar aos alunos, futuros professores, a oportunidade de planificar e simular aulas para o 2º Ciclo do Ensino Básico, com o acompanhamento da professora. As aulas simuladas serão objecto de uma análise, reflexão e debate feita em conjunto pela professora e pelos alunos.

 

II - Objectivos:

. Compreender a importância da imunidade não específica como primeira barreira ao aparecimento de doença

. Compreender o funcionamento do sistema imune

. Conhecer formas de contágio, de manifestação e de prevenção da SIDA

. Compreender o papel da escola na prevenção de reacções discriminatórias aos portadores de HIV

. Compreender os mecanismos de formação de células cancerosas e de metástases

. Conhecer formas de prevenção do cancro

. Conceber textos escritos sobre temáticas de ciências, adaptados aos alunos do 2º Ciclo do E. B.

. Planear estratégias adaptadas a determinados conteúdos

. Realizar estratégias planeadas

 

III - Conteúdos:

Componente Teórica

A - O Sistema Imune

1 - Defesas do organismo

1.1 - Resistência não específica

1.1.1 - Mecanismos de defesa externos

1.1.2 - Mecanismos de defesa internos

1.2 - Resistência específica (imunidade) - Linfócitos B e T, sua origem e actuação

1.2.1 - Imunidade humural; antigenos; anticorpos e sistema de complemento

1.2.2 - Imunidade celular, vigilância imunitária e memória imunitária

2 - Doenças auto-imunes, alergias e rejeições

B - SIDA

1 - Agente HIV, efeitos no organismo e estádios da infecção.

2 - Manifestações da SIDA, seropositividade, epidemiologia e riscos de contágio

3- Modos de prevenção e medicamentos contra a SIDA

4 - Reacções sociais à SIDA - Papel da escola

 

 

C - Cancro

1 - O que é o cancro e como evolui

2 - Causas do cancro e como combatê-lo

3 - Cancro, carcinogénese e estilo de vida

Componente de Seminário

1 – Planificação e simulação de aulas para o 2º Ciclo do Ensino Básico( e reflexão sobre as mesmas)

. Conteúdos de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico

. Conteúdos de metodologia do ensino das ciências

 

IV - ESTRATÉgias:

Na componente Teórica, com uma duração aproximada de 1/3 do semestre, os temas serão desenvolvidos, essencialmente, pela professora. Na componente de Seminário, com o tempo restante, serão planificadas e simuladas aulas para o 2º Ciclo do Ensino Básico. (com posterior debate das mesmas, sob orientação da professora)

 

V - Avaliação:

. Haverá dois elementos de avaliação: frequência escrita e trabalho de grupo. O trabalho de grupo consistirá na planificação de uma semana de aulas para o 2º Ciclo do E. B. (um tempo lectivo de 90 minutos e um tempo lectivo de 45 minutos) e na simulação de uma aula de 90 minutos.

. A Frequência escrita terá peso 1, enquanto que o trabalho de grupo terá peso 2.

. A simulação de aula pelo grupo de alunos terá uma avaliação individual de cada elemento. Participará nessa avaliação um grupo observador/dinamizador, que elaborará um relatório no final da apresentação. Cada grupo será constituído por três elementos.

. A frequência escrita versará 80% sobre os conteúdos da componente teórica e 20% sobre os conteúdos da componente de Seminário.

. Para aprovação na disciplina é necessário obter, pelo menos, 10 valores, em cada um dos elementos de avaliação.

 

VI - Bibliografia:

Abbas, K. et al (1991). Cellular and Molecular Immunology. W. B. Saunders Company. Philadelphia.

Alcamo, I. E. & Elson, L. (1996). Microbiology. Harper Collins College Publisher. New York.

Cruickshank, R. et al (1988). Microbiologia Médica, Vol. I, 5ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Bier, O. G., Mota, I. et al (1989). Imunologia Básica e Aplicada. Editora Guanabara. Rio de Janeiro.

Divo, A. (1990). Microbiologia Médica, 4ª ed. Mac Graw-Hill.

Ferreira, A., J. (1982). Estudos de Microbiologia Geral e de Imunologia. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Guyton, A. (1988). Fisiologia Humana. Editora Guanabara. Rio de Janeiro.

Pelczar, Jr. et al (1996).Microbiologia, conceitos e aplicações. Vol. 2, 2ª ed. Makron Books. S. Paulo.

Rischer, E. & Thomas, E. (1995). Focus on Human Biology. Harper Collins College Publisher. New York.

Manuais de Ciências da Natureza dos 5º e 6º anos de escolaridade.

Textos de apoio às disciplinas de Metodologia do Ensino do Meio Físico e Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza.

Bibliografia sugerida para as disciplinas de Metodologia do Ensino do Meio Físico e Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza.