Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina:Prática Pedagógica em Ciências da Natureza (S2) Ano lectivo:2004/05 Curso: Professores do Ensino Básico - Variante de Matemática/Ciências - 4º Ano Departamento : Ciências da Natureza Professor responsável pela disciplina: Delmina Maria Pires (Professora – Adjunta) Docentes: Delmina Maria Pires, Adorinda Gonçalves, Maria José Rodrigues e Luís Freitas PROGRAMAI - INTRODUÇÃOPara realizar a prática pedagógica no âmbito das Ciências da Natureza, formam-se grupos de dois alunos. O estágio pedagógico de cada aluno, no âmbito desta disciplina, consiste, essencialmente, na preparação e realização de 20 aulas, na assistência a outras 20 (aulas dadas pelo outro elemento do grupo) e na reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Recomenda-se ainda, na medida do possível, o envolvimento dos alunos estagiários em outras actividades da escola, para além das actividades lectivas previstas.
II - OBJECTIVOS- Aplicar, no contexto da sala de aula, conhecimentos adquiridos ao logo do curso - Planificar aulas de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico - Aperceber-se das vantagens de planear o ensino - Realizar aulas de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico - Reflectir sobre as aulas realizadas - Compreender a necessidade de atender ao contexto sociológico da sala de aula no planeamento do ensino - Aperceber-se das dificuldades que surgem na aplicação, à situação da aula, de um planeamento previamente estabelecido - Compreender o alcance da utilização de uma variedade de materiais e estratégias no processo de ensino/aprendizagem - Participar nas actividades da escola
III - CONTEÚDOS- Conteúdos de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico - Conteúdos de metodologia do ensino das ciências
IV - ESTRATÉGIASPreparação das aulas pelo aluno estagiário com apoio dos professores responsáveis pelo seu estágio (professor cooperante - professor da turma do 2º Ciclo do Ensino Básico onde o aluno realiza o seu estágio - e professor coordenador - professor da ESE responsável pela coordenação do estágio do aluno no âmbito das Ciências da Natureza). - Realização das aulas pelo aluno estagiário.
- Observação da totalidade das aulas do aluno estagiário pelo professor cooperante e de algumas aulas, no mínimo 4, pelo professor coordenador (sempre que possível, recomenda-se a observação de 2 tempos lectivos de 90 minutos e de 2 tempos lectivos de 45 minutos). - Reflexão, no final de cada aula, sobre o desempenho do aluno estagiário. Esta reflexão deve ser realizada em conjunto pelos alunos estagiários e pelo professor cooperante e, quando presente na aula, pelo professor coordenador.
V - AVALIAÇÃOPara a avaliação desta disciplina será tida em conta a opinião de todos os elementos envolvidos no estágio. Assim, a nota deve ser atribuída por consenso entre o professor cooperante e o professor coordenador, depois de ouvidos os dois elementos do grupo de estágio. Em caso de discordância entre os dois professores, a nota proposta pelo professor cooperante tem peso 1 e a nota proposta pelo professor coordenador tem peso 2.
VI - BIBLIOGRAFIAAdey, P., Shayer, M. & Yates, C. (1995). Thinking Science- Teacher's Guide. Macmillan. Londres. Adms, N. G. et al (1998). Learning to teach: A critical approach to field experientes, 1ª ed. Mahwah. Lawrence Erlbaum, Publishers. New Jersey. Esler, W. K. & Esler, M.K. (1989). Teaching Elementery Science. Wadsworth Publishing Company. Belmont. Friedl, A. E. (1986). Teaching Science to Chiedren - An Integrated Approach. Random House. New York. Meirieu, P. (1999). Apprendre...oui, mais comment, 17ª ed. ESF éditeur. Paris. Morais, A. M., et al (1993). Socialização Primária e Prática Pedagógica, vol. 2, Análise de Aprendizagens na Família e na Escola. Fundação Gulbenkian. Lisboa. Osborn, R., Freyberg, P. (1994). Learning in Science - The Implications of Children's Science. Heinemann. Londres. Pires, D. M. & Morais, A. M. (1997). Aprendizagem Científica e Contextos Diferenciados de Socialização Familiar. Um Estudo com Crianças dos Estratos Sociais mais Baixos. In Revista de Educação, 6 (2) 57 - 73. Pires, D. M. & Morais, A. M. (1997). Contextos Familiares e Aproveitamento na Aula de Ciências - Estudo de Características Específicas dos Processos de Socialização Primária. In Análise Social, 32 (1), 143 - 186. Pires, D. M. (2002). Práticas pedagógicas inovadoras em educação científica. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Textos de apoio à cadeira Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza. Delmina Maria Pires. (2004/2005). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
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