Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina:Prática Pedagógica em Ciências da Natureza (S2)  Ano lectivo:2004/05

Curso: Professores do Ensino Básico - Variante de Matemática/Ciências - 4º Ano

Departamento : Ciências  da Natureza

Professor responsável pela disciplina: Delmina Maria Pires (Professora – Adjunta)

Docentes: Delmina Maria Pires, Adorinda Gonçalves, Maria José Rodrigues e Luís Freitas

PROGRAMA

I - INTRODUÇÃO

Para realizar a prática pedagógica no âmbito das Ciências da Natureza, formam-se grupos de dois alunos. O estágio pedagógico de cada aluno, no âmbito desta disciplina, consiste, essencialmente, na preparação e realização de 20 aulas, na assistência a outras 20 (aulas dadas pelo outro elemento do grupo) e na reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Recomenda-se ainda, na medida do possível, o envolvimento dos alunos estagiários em outras actividades da escola, para além das actividades lectivas previstas.

 

II - OBJECTIVOS

- Aplicar, no contexto da sala de aula, conhecimentos adquiridos ao logo do curso

- Planificar aulas de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico

- Aperceber-se das vantagens de planear o ensino

- Realizar aulas de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico

- Reflectir sobre as aulas realizadas

- Compreender a necessidade de atender ao contexto sociológico da sala de aula no planeamento do ensino

- Aperceber-se das dificuldades que surgem na aplicação, à situação da aula, de um planeamento previamente estabelecido

- Compreender o alcance da utilização de uma variedade de materiais e estratégias no processo de ensino/aprendizagem

- Participar nas actividades da escola

 

III - CONTEÚDOS

- Conteúdos de ciências do 2º Ciclo do Ensino Básico

- Conteúdos de metodologia do ensino das ciências

 

IV - ESTRATÉGIAS

Preparação das aulas pelo aluno estagiário com apoio dos professores responsáveis pelo seu estágio (professor cooperante - professor da turma do 2º Ciclo do Ensino Básico onde o aluno realiza o seu estágio - e professor coordenador - professor da ESE responsável pela coordenação do estágio do aluno no âmbito das Ciências da Natureza).

- Realização das aulas pelo aluno estagiário.

 

- Observação da totalidade das aulas do aluno estagiário pelo professor cooperante e de algumas aulas, no mínimo 4, pelo professor coordenador (sempre que possível, recomenda-se a observação de 2 tempos lectivos de 90 minutos e de 2 tempos lectivos de 45 minutos).

- Reflexão, no final de cada aula, sobre o desempenho do aluno estagiário. Esta reflexão deve ser realizada em conjunto pelos alunos estagiários e pelo professor cooperante e, quando presente na aula, pelo professor coordenador.

 

V - AVALIAÇÃO

Para a avaliação desta disciplina será tida em conta a opinião de todos os elementos envolvidos no estágio. Assim, a nota deve ser atribuída por consenso entre o professor cooperante e o professor coordenador, depois de ouvidos os dois elementos do grupo de estágio. Em caso de discordância entre os dois professores, a nota proposta pelo professor cooperante tem peso 1 e a nota proposta pelo professor coordenador tem peso 2.

 

VI - BIBLIOGRAFIA

Adey, P., Shayer, M. & Yates, C. (1995). Thinking Science- Teacher's Guide. Macmillan. Londres.

Adms, N. G. et al (1998). Learning to teach: A critical approach to field experientes, 1ª ed. Mahwah. Lawrence Erlbaum, Publishers. New Jersey.

Esler, W. K. & Esler, M.K. (1989). Teaching Elementery Science. Wadsworth Publishing Company. Belmont.

Friedl, A. E. (1986). Teaching Science to Chiedren - An Integrated Approach. Random House. New York.

Meirieu, P. (1999). Apprendre...oui, mais comment, 17ª ed. ESF éditeur. Paris.

Morais, A. M., et al (1993). Socialização Primária e Prática Pedagógica, vol. 2, Análise de Aprendizagens na Família e na Escola. Fundação Gulbenkian. Lisboa.

Osborn, R., Freyberg, P. (1994). Learning in Science - The Implications of Children's Science. Heinemann. Londres.

Pires, D. M. & Morais, A. M. (1997). Aprendizagem Científica e Contextos Diferenciados de Socialização Familiar. Um Estudo com Crianças dos Estratos Sociais mais Baixos. In Revista de Educação, 6 (2) 57 - 73.

Pires, D. M. & Morais, A. M. (1997). Contextos Familiares e Aproveitamento na Aula de Ciências - Estudo de Características Específicas dos Processos de Socialização Primária. In Análise Social, 32 (1), 143 - 186.

Pires, D. M. (2002). Práticas pedagógicas inovadoras em educação científica. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Textos de apoio à cadeira Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza. Delmina Maria Pires. (2004/2005). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.