Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (60h; A)    Ano lectivo: 2004/05

Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (4º ano)

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pela disciplina: Delmina Maria Pires (Professora - Adjunta)

Docente: Delmina Maria Pires

PROGRAMA

I – Introdução

O programa de Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza, continua e desenvolve alguns aspectos que consideramos fundamentais para a compreensão da relação entre o processo de ensino/aprendizagem e o sucesso dos alunos, relação já iniciada na disciplina de Metodologia do Ensino do Meio Físico. Assim, é nossa preocupação nesta disciplina, alargar a reflexão sobre a problemática ensino/aprendizagem, bem como sobre a influência dos processos de socialização e da prática pedagógica familiar e escolar no sucesso dos alunos na escola. Para além disso, contemplam-se também os aspectos da avaliação, bem como as estratégias mais adequadas para o 2º Ciclo do Ensino Básico, em Ciências da Natureza: estratégias experimentais, estratégias de discussão e estratégias de resolução de problemas. Teremos ainda em consideração a necessidade de consciencializar os futuros professores sobre a importância de uma análise cuidada dos manuais escolares antes da sua selecção como livros de texto dos alunos.

 

II - Objectivos:

- Compreender a necessidade de desenvolver um processo de ensino/ aprendizagem que tenha em conta as diferentes dimensões da ciência

- Reconhecer as vantagens de planear o ensino

- Atender ao contexto sociológico da sala de aula no planeamento do ensino.

- Aperceber-se das dificuldades que surgem na aplicação, à situação da aula, de um planeamento previamente estabelecido

- Compreender o alcance da utilização de uma variedade de materiais e estratégias no processo de ensino/aprendizagem

- Compreender o significado e a importância da avaliação no ensino

- Consciencializar-se da necessidade de recorrer a diferentes fontes de informação

 

III - Conteúdos

A - A Problemática Ensino/Aprendizagem

1 - Análise e discussão do documento emanado do Ministério da Educação, designado “Competências Gerais” , e que contém os princípios orientadores do currículo

2 - Planificações a longo, a médio e a curto prazo

3 - Estratégias de ensino/aprendizagem para o 2º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, estratégias de discussão; estratégias experimentais e estratégias de resolução de problemas

4 - A avaliação dos alunos: avaliação formativa e avaliação sumativa

4.1 – Organização geral dos testes de avaliação

4.2 - Diferentes tipos de questões de avaliação: de escolha múltipla, alternativa, composição curta e longa, etc., e regras a ter em consideração na sua elaboração

4.3 - Questões que avaliam competências cognitivas simples e questões que avaliam competências cognitivas complexas

4.4 - Questões de realização activa e questões de realização passiva

4.5 - Elaboração de matrizes de testes de avaliação e pontuação das questões de avaliação

 

5 - Concepções prévias dos alunos e sua importância no processo de ensino/ aprendizagem

5.1 - Porquê detectar as concepções prévias dos alunos sobre determinado tema

5.2 - Como detectar as concepções prévias dos alunos

5.3 - Como provocar mudança conceptual nos alunos

B - Socialização na família e na escola e aproveitamento cognitivo dos alunos

1 - Importância da família na relação Prática pedagógica específica/Aproveitamento em ciências

2 - Relação entre diferentes práticas pedagógicas e o aproveitamento dos alunos

3 - Características da prática pedagógica mais favorável ao sucesso em ciências

C - Manuais Escolares

1 - Instrumentos de análise de manuais escolares

.2 - Análise de manuais de Ciências da Natureza adoptados em escolas do 2º Ciclo do E. B.

 

IV - ESTRATÉGIAS:

Os temas serão desenvolvidos utilizando diversas estratégias, nomeadamente:

- Apresentação dos temas pela professora; - Diálogo professora/alunos e entre alunos;- Trabalhos em pequenos grupos e discussões plenárias, - Trabalhos de pesquisa de materiais;- Análise e discussão de textos variados (incluindo resultados de investigações recentes).

 

V - Avaliação:

Para a avaliação desta disciplina serão tidos em conta todos os dados que indiquem ao professor e ao aluno o evoluir do processo de ensino/aprendizagem. Assim, consideram-se as respostas dos alunos às propostas de aprendizagem, a sua participação nas actividades da disciplina, a assiduidade, os trabalhos de grupo e o resultado da(s) frequência(s) escrita(s).

 

VI - Bibliografia:

Adey, P., Shayer, M. & Yates, C. (1995). Thinking Science - Teacher's Guide. Macmillan. Londres.

Adms, N. G. et al (1998). Learning to teach: A critical approach to field experientes, 1ª ed. Mahwah. Lawrence Erlbaum Publishers. New Jersey.

Ausubel, D., Novak, J.& Hanesian, H. (1981). Psicologia Educacional. Interamericana. Rio de Janeiro.

Bruner, J. S. (1984). Acción, Pensamiento e Lenguaje. Alianza Editorial. Madrid.

Driver, R. (1985). Children's Ideas in Science. The Open University Press. Londres.

Esler, W. K., Esler, M.K. (1989). Teaching Elementary Science. Wadsworth Publishing Company. Belmont.

Friedl, A. E. (1986). Teaching Science to Children - An Integrated Approach. Random House. New York.

Meirieu, P. (1999). Apprendre...oui, mais comment, 17ª ed. ESF éditeur. Paris.

Osborn, R., Freyberg, P. (1994). Learning in Science - The Implications of Children's Science. Heinemann. Londres.

Pires, D. M. & Morais, A. M. (1997). Aprendizagem Científica e Contextos Diferenciados de Socialização Familiar. Um Estudo com Crianças dos Estratos Sociais mais Baixos. In Revista de Educação, 6 (2) 57 - 73.

Pires, D. M. e Morais, A. M. (1997). Contextos Familiares e Aproveitamento na Aula de Ciências - Estudo de Características Específicas dos Processos de Socialização Primária. In Análise Social, 32 (1), 143 - 186.

 

 

 

 

Pires, D. M. e Morais, A. (2000). Contextos de socialização familiar e sucesso escolar. In A. M. Fontain (Coord.), Parceria Família-Escola e Desenvolvimento da Criança. Edições ASA. Porto.

Pires, D. M. (2002). Práticas pedagógicas inovadoras em educação científica. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Prochnow, D. & Prochnow, K. (1993). Why ? Experiments for the Young Scientist. TAB Books - Blue Ridge Summit, PA.

Vygotsky, L. (1996). Pensamento e Linguagem. In M. Fontes (Eds.). Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo.

Textos de apoio à cadeira Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza. Delmina Maria Pires. (2004/2005). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.