Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Metodologia do Ensino do Meio Físico (30h) Cursos: Professores 1º Ciclo (3º ano), Prof. do Ensino Básico Variante de Educação Visual e Tecnológica (3º ano, S1), Prof. do Ensino Básico Variante de Português/Inglês (2º ano, S2), Prof. do Ensino Básico Variante de Português/Francês (2º ano, S2), Prof. do Ensino Básico Variante de Educação Física (3º ano, S1), Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (3º ano, S1), Prof. do Ensino Básico Variante de Educação Musical (3º ano, S1) Ano lectivo: 2004/2005 Departamento: Ciências da Natureza Professor responsável pelo Programa: Delmina Maria Pires (Professora-Adjunta) Docente: Margarida (1º Ciclo), Adorinda Gonçalves (EMMC,PF,PI), Paulo Mafra (EVT, EF) IntroduçãoA disciplina de Metodologia do Ensino do Meio Físico é comum aos cursos de professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico nas diversas Variantes. Até ao 3º ano, há um tronco comum aos dois cursos, o que faz com que os futuros professores do 2º Ciclo do Ensino Básico - Variantes, sejam em simultâneo professores do 1º Ciclo. Assim, o programa desta disciplina, foi organizado tendo em conta a necessidade de formação metodológica específica ajustada à futura docência no 1º Ciclo. Valoriza-se o debate e a reflexão sobre a importância do ensino/aprendizagem das ciências no 1º Ciclo e realça-se a necessidade de desenvolver processos científicos neste nível etário, privilegiando as actividades experimentais como meio de desenvolver nos alunos competências cognitivas e sócio- afectivas de elevado nível de abstracção. Tem-se também em conta a necessidade de consciencializar os futuros professores para a compreensão da ciência como processo e como produto e para a importância dos aspectos sociológicos, quer relacionados com a escola, quer relacionados com a família, no (in)sucesso dos alunos na escola. No desenvolvimento desta disciplina, procurar-se-à privilegiar a formação com um carácter experiencial e reflexivo, que se complementa na elaboração de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Objectivos- Compreender a importância do ensino/aprendizagem das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. - Compreender a necessidade de desenvolver um processo de ensino/aprendizagem das ciências que tenha em conta a " ciência como processo e como produto". - Compreender a necessidade de desenvolver um processo de ensino/aprendizagem que tenha em conta as diferentes dimensões da ciência. - Compreender a necessidade de procurar e implementar novas práticas pedagógicas. - Compreender a necessidade de desenvolver processos científicos nos alunos do 1ºCiclo do E. B. - Compreender a importância das actividades experimentais no processo de ensino/aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do E.B.
Conteúdo1 - A importância do ensino das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2 – Principais conceitos das teorias de aprendizagem e de instrução de Bruner e de Ausubel. 2.1 - Aprendizagem por descoberta/recepção. Pedagogias visíveis/pedagogias invisíveis. 2.1.1.Pressupostos e argumentos favoráveis /desfavoráveis à aprendizagem por descoberta e por recepção. 2.1.2 - Aprendizagem por recepção mecânica/aprendizagem por recepção significativa. 3 - A ciência como processo e como produto. O desenvolvimento de processos científicos no 1º Ciclo do E. B. 4.- Teoria de aprendizagem de Vygotsky – Principais conceitos 5 - Planificação e realização de actividades experimentais para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Avaliação de frequênciaHaverá dois tipos de avaliação: Uma avaliação escrita e individual; Um trabalho de grupo . Nota: Para o cálculo da média final de frequência, a nota do trabalho tem peso 1 e a da avaliação escrita individual tem peso 2, não podendo, nenhuma delas, ser inferior a 10 valores.
Recursos BibliográficosADEY, P. et al. (1989), Adolescent Development and School Science, Londres: The Falmer Press. AUSUBEL, D., NOVAK, J. e HANESIAN, H. (1981), Psicologia Educacional, Rio de Janeiro: Interamericana. BRUNER, J. S. (1984), Acción, Pensamiento e Lenguage, Madrid: Alianza Editorial. CLEAVE, J. V. (1993), Física para Jovens, Lisboa: Publicações Dom Quixote. ESLER, W. K., ESLER, M. K. (1989), Teaching Elementary Science, Belmont: Wadsworth Publishing Company. FRIEDL, A. E. (1986), Teaching Science to Children - An Integrated Approach, New York: Random House. FROST, J. (1997). Creativity in primary science, Buckingham: Open University Press. GEGA, P. C. (1986), Science in Elementary Education, New York: Macmillan Publishing Company. HARLEN, W. (1996), The Teaching of Science in Primary Schools, London: David Fulton Publishers. LOWERY, L. F. (1985), The Everyday Science Sourcebook - Ideas for Teaching in the Elementary and Middle School, Dale Seymour Publications. OSBORN, R., FREYBERG, P. (1994), Learning in Science - The Implications of Children's Science, Londres: Heinemann. PIRES, D. M. e MORAIS, A. M. (1997), Aprendizagem científica e contextos diferenciados de socialização familiar. Um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos. In Revista de Educação, 6 (2) 57 - 73. PIRES, D. M. e MORAIS, A. M. (2000). Contextos de socialização familiar e sucesso escolar. In A. M. Fontain (Coord.), Parceria Família-Escola e Desenvolvimento da Criança. Porto: ASA. PIRES, D. M. (2001). Textos de apoio à cadeira Metodologia do Ensino do Meio Físico. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. PROCHNOW, D., PROCHNOW, K. (1993), Why ? Experiments for the young scientist, TAB Books - Blue Ridge Summit, PA. SÁ, J. G. (1994), Renovar as práticas pedagógicas no 1º Ciclo pela via das Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora. |
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