Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Geologia Geral (45h; S1)

Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (1º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pelo Programa: Luís Filipe Fernandes (Professor-Adjunto)

Docente: Eurico Gonçalves

 

Introdução

A Geologia Geral é uma disciplina que integra o currículo do curso de professores do 2º ciclo do Ensino Básico, variante de Matemática/Ciências. Assim, pretende-se aprofundar conhecimentos teóricos que permitiam a discussão de temas actuais no âmbito da Geologia e contribuir para uma formação geral básica necessária a futuros professores que leccionem Ciências da Natureza no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

Além da componente teórica, esta disciplina tem também uma componente prática, proporcionando aos alunos um treino sistemático no uso de técnicas de observação, análise de materiais que lhes permitam simultaneamente desenvolver um espírito de rigor científico.

 

Objectivos Programáticos

Conhecer objectos e métodos das ciências geológicas

Contribuir para a solução de questões, manifestando atitudes ponderadas e sentido de responsabilidade

Avaliar as implicações do conhecimento científico em questões que hoje preocupam o Homem e as sociedades

Analisar criticamente informação científica e apresentar os dados de forma clara e organizados

Colaborar para a solução de questões

Avaliar da acção do Homem sobre o ambiente

Compreender a importância do uso de novas tecnologias na investigação científica

Participar em trabalhos de equipa, revelando respeito pela opinião dos outros

Aplicar os conhecimentos a novas situações com base nos conceitos

Conhecer os principais tipos de rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares

Compreender conceitos essenciais em Geologia

Compreender o carácter dinâmico da Terra

Relacionar o diferente comportamento das ondas sísmicas com as características diferentes dos meios atravessados.

Perceber a importância dos vulcões e sismos para o conhecimento da estrutura interna da Terra

Compreender a génese dos diferentes tipos de rochas

 

Conteúdos Programáticos

1- Arquitectura do Universo

1.2- A Terra no Sistema Solar

1.3- Sistema Terra-Lua

 

2- Movimentos e deformações da crosta

2.1- Forças e mecanismos de deformação

2.2- Tipos de deformações

2.3- Deformações contínuas : DOBRAS

2.3.1- Elementos de uma dobra

2.3.2- Classificação das dobras

2.4- Deformações descontínuas : FRACTURAS

2.4.1- Diaclases

2.4.2- Falhas

2.4.2.1- Elementos de uma falha

2.4.2.2- Classificação das falhas

 

3- Estrutura Interna

3.1- Sismos e Vulcões como indicadores da constituição interna da Terra

3.1.1- Tipos e características das ondas sísmicas

3.1.2- Sismogramas

3.1.3- Condicionantes da existência de uma zona de sombra para cada sismo

3.1.4-  Vulcanismo e principais tipos de vulcões

3.2- Temperatura interna da Terra (grau geotérmico e fluxo térmico)

3.3- Camadas constituintes (distribuição e percentagens relativas)

3.4- Composição e densidade das várias camadas

 

4- Ciclo Petrogenético

4.1- A reciclagem dos materiais constituintes da Litosfera

4.2- Principais tipos de rochas

4.2.1- Conceito de mineral

4.2.2- Conceito de rocha

4.2.3- Génese das rochas magmáticas - Principais tipos de rochas magmáticas

4.2.3.1- Magmatismo e principais tipos de magmas

4.2.4- Génese das rochas metamórficas –Principais tipos de rochas metamórficas

4.2.4.1- Metamorfismo - agentes metamórficos e tipos de metamorfismo

4.2.5- Génese das rochas sedimentares

4.2.5.1- Meteorização, agentes de erosão e sedimentação

4.2.6- Principais tipos de rochas sedimentares

4.3- Classificação de minerais e de rochas por exame macroscópico

 

5- Tectónica de Placas

5.1- Dados de apoio

5.2- Fragmentação da Pangea

5.3- Expansão dos fundos Oceânicos (papel das dorsais)

5.4-  Reabsorção dos fundos Oceânicos

5.4.1- Zonas de Beniof ou de subducção

5.5- Papel das falhas transformantes

5.6- Modelo de Tectónica de Placas

5.6.1- Mapa de Placas Litosféricas

5.6.2- Movimento relativo das placas nas zonas de :

5.6.2.1- Dorsais ou zonas de expansão

5.6.2.2- Fossas ou zonas de subducção

5.6.2.3- Falhas transformantes

 

 

Avaliação

A avaliação será contínua de forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o processo ensino – aprendizagem. Para isso considerar-se-ão os resultados da avaliação formativa e sumativa.

Avaliação Formativa:

. respostas dos alunos às questões e actividades propostas;

. empenhamento e participação nessas actividades;

. assiduidade.

Componente Teórica:

. avaliação através de um teste global a realizar no fim do semestre.

Componente Prática:

. realização de um trabalho de grupo com apresentação oral.

 

A classificação final será o resultado média ponderada da avaliação teórica, com peso três, e da avaliação prática, com peso um.

 

Bibliografia

 

-*Aubouin, J.; Brousse, R.; Lehman. (1980). Tratado de Geologia, vol. I, II e III. Omega, Barcelona.

- Andrade, G. P. (1991). Ensino da Geologia: Temas Didácticos. Universidade Aberta. Lisboa.

- Antunes, M. T. (1991). Ensino da Geologia: Perspectiva Científica. Universidade Aberta. Lisboa.

-*Blith, F. G. H. y Freitas, M. H. (1989). Geologia para Ingenieros. Compañia Editorial Continental. México.

- Costa, J. B. (1995). Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

- Dercourt, J; Paquet,J. (1986). Geologia Objectos e Métodos. Livraria Almedina. Coimbra.

- Gass, I. G.; Peter, J.; Wilson, R. C. L. (1984). Vamos compreender a Terra. Livraria Almedina. Coimbra.

- Gouveia, F.; Guerner Dias, A. (1998). Geologia 12º. Areal Editores. Porto.

- *Lambert, L. (1989). Guía de Cambridge de la Tierra.. Editorial EDAF. Madrid

- Leinz, V.; Amaral, S.E.(1987). Geologia Geral. Companhia Editorial Nacional. São Paulo

- Meléndez, B.; Fuster, J.M. (1984).Geología. 3ª Ed. Parinfo Sa. Madrid.

- Portales, J. L. A; Aragom, F. J. G; Sanchez-Rubio, E. R.; Perez, R. S. (1979) Geologia. Ediciones Anaya. Madrid.

- Roque, M.; Ferreira, M. A.; Castro, A. (1995). Geologia 12º Ano. Porto Editora. Porto.

- Uyeda, S. (1992). Uma nova Concepção da Terra. Ed. Gradiva. Lisboa.

- Wyllie, P. (1982). A Terra – Nova Geologia Global, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.