Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Geologia Aplicada (45h; S2)

Curso: Variante de Matemática e Ciências da Natureza (1º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pelo Programa: Luís Filipe Fernandes (Professor-Adjunto)

Docente: Eurico Gonçalves

 

Introdução

A Geologia Aplicada é uma disciplina que integra o currículo do curso de professores do 2º ciclo do Ensino Básico, variante de Matemática/Ciências. Assim, pretende-se aprofundar conhecimentos teóricos que permitiam a discussão de temas actuais no âmbito da Geologia Aplicada e contribuir para uma formação geral básica necessária a futuros professores que leccionem Ciências da Natureza no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

Além da componente teórica, esta disciplina tem também uma componente prática, proporcionando aos alunos um treino sistemático no uso de técnicas de observação, análise de materiais que lhes permitam simultaneamente desenvolver um espírito de rigor científico.

 

Objectivos Gerais

·        Contribuir para a solução de questões, manifestando atitude s ponderadas e sentido de responsabilidade

·        Avaliar as implicações do conhecimento científico em questões que hoje preocupam o Homem as sociedades

·        Analisar criticamente informação científica e apresentar os dados de forma clara e organizados

·        Colaborar para a solução de questões

·        Avaliar da acção do Homem sobre o ambiente

·        Compreender a importância do uso de novas tecnologias na investigação científica

·        Participar em trabalhos de equipa, revelando respeito pela opinião dos outros

·        Revelar espírito de abertura e capacidade de pensar com autonomia

·        Compreende a necessidade de uma gestão equilibrada dos recursos naturais

·        Aplica os conhecimentos a novas situações com base nos conceitos adquiridos 

 

Conteúdos Programáticos

1-      Hidrogeologia

1.1-           Ciclo hidrogeológico

1.2-           Aquíferos, conceito e principais tipos

1.3-           Origem e característica das águas subterrâneas

1.4-           Prospecção e exploração das águas subterrâneas

1.5-           Qualidade das águas e sua utilização

1.6-           Protecção dos aquíferos

1.7-           As águas subterrâneas e o ambiente

 

2-      Geologia de engenharia

2.1- O papel da geologia na elaboração de obras de engenharia, como:

2.1.1- Estabilização de vertentes

2.1.2- Construção de redes viárias , de barragens e túneis

2.1.3- Obras da construção civil

 

3-      Recursos energéticos

3.1- Carvões

3.1.1- Origem e tipos

3.1.2- Carvões portugueses

3.2- Hidrocarbonetos naturais

3.2.1- Origem

3.2.2- O papel da rocha armazém

3.3- Minerais radioactivos

3.4- Geotermia

3.4.1- A geotermia em Portugal

 

4- Matérias primas minerais

4.1- Metálicas

4.2- Não metálicas

 

5-Representação de rectas e planos

5.1- Atitude de rectas e planos

5.2- Projecção ortogonal horizontal de rectas e planos

 

6-      Mapas topográficos

6.1- Simbologia utilizada

6.2- Definições. Representação cartográfica de diferentes tipos de relevo

6.3- Conversão de escalas

6.4- Determinação do declive de uma vertente

6.5- Perfis topográficos

 

7- Mapas geológicos

7.1- Referência à obtenção de mapas geológicos

7.2- Perfis geológicos. Sua obtenção e interesse.

 

Metodologia

Na disciplina de Geologia Aplicada far-se-á a apresentação dos conteúdos programáticos, sempre que possível, recorrendo aos meios áudio - visuais. Procurar-se-á que nestas aulas haja intervenção dos alunos, para discussão de temas no âmbito de cada conteúdo programático. Por outro lado,  nas aulas práticas os alunos desenvolverão actividades que incluem a resolução de trabalhos sobre cartas topográficas e cartas geológicas.

No final de cada trabalho proceder-se-á à discussão intergrupos procurando que todos partilhem a experiência desenvolvida.

 

Avaliação

A avaliação será contínua de forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o processo ensino – aprendizagem. Para isso considerar-se-ão os resultados da avaliação formativa e sumativa.

Avaliação Formativa:

. respostas dos alunos às questões e actividades propostas;

. empenhamento e participação nessas actividades;

. assiduidade.

Componente Teórica:

. avaliação através de um teste global a realizar no fim do semestre.

Componente Prática:

. realização de um trabalho de grupo com apresentação oral.

A classificação final será o resultado média ponderada da avaliação teórica, com peso três, e da avaliação prática, com peso um.

 

Bibliografia

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ANDRADE, G.P. (1991). Ensino da Geologia: Temas Didácticos. Universidade Aberta. Lisboa.

Antunes, M.T. (1991). Ensino da Geologia: Perspectiva Científica. Universidade Aberta. Lisboa.

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Costa, J.B. (1995). Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

DERCOURT, J; PAQUET,J. (1986). Geologia Objectos e Métodos. Livraria Almedina. Coimbra.

GASS, I.G.; PETER, J.; WILSON, R.C.L. (1984). Vamos compreender a Terra.. Livraria Almedina. Coimbra

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LEINZ, V.; AMRAL, S.E.(1987). Geologia Geral. Companhia Editorial Nacional. São Paulo

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