Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Genética (45h; S1)

Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (4º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pelo Programa: Delmina Maria Pires (Professora-Adjunta)

Docente: Delmina Maria Pires

 

Introdução

A disciplina de Genética está incluída no 4º ano do plano de estudos do Curso de Professores do Ensino Básico - Variante de Matemática/Ciências da Natureza. É uma disciplina semestral, com três horas semanais, na qual se pretende fazer uma abordagem detalhada das questões associada à hereditariedade e dos fundamentos da genética que lhe estão subjacentes.

 

Objectivos

Compreender as razões da não aceitação das leis de Mendel na altura da sua publicação.

Compreender as relações de dominância entre organismos diplóides.

Aplicar conhecimentos sobre bases físicas da hereditariedade na resolução de problemas genéticos.

Analisar a importância, para o Homem, do conhecimento dos grupos sanguíneos.

Compreender causas e consequências da interacção génica.

Aplicar conhecimentos de genética para explicar o surgimento de distintas populações filiais não previstas pelas leis de Mendel.

Compreender a transmissão hereditária de características sexuais.

Compreender a transmissão hereditária de algumas doenças humanas.

Compreender causas e consequências da alteração do material genético.

Compreender o comportamento dos genes ao longo das gerações.

Avaliar a importância dos conhecimentos em genética, dentro de um contexto ético/moral.

Apreender as hipóteses actuais da genética, como algo provisório que pode ser alterado ou confirmado com o evoluir do conhecimento cientifico.

Consciencializar para as últimas descobertas da genética, e das suas implicações para o futuro da humanidade, tanto benefícios como prejuízos.

 

Conteúdos

Genética Formal

-     Época pré- Mendeliana

-     Teoria Mendeliana da hereditariedade

·        Bases conceptuais: Noção de gene, alelo, locus, genótipo, fenótipo, dominância,

      codominância ...

·        Trabalhos de Mendel e interpretação Mendeliana

·        Monohibridismo

. Uniformidade dos híbridos da 1ª geração

. Segregação gamética

. Retrocruzamentos

·        Alguns casos de Monohibridismo

. Dominância e codominância

. Genes letais

. Alelos múltiplos  

·        Polihibridismo

. Segregação 

·        Interações génicas

. Modificações da proporção 9:3:3:1

. Epistasia

·        Determinação e ligação ao sexo em organismos diplóides

. Cromossomas sexuais e determinação do sexo

. Hereditariedade ligada ao sexo

. Hereditariedade parcialmente ligada ao sexo

. Doenças ligadas ao sexo nos seres humanos

·        Genes situados no mesmo cromossoma

. Ligação completa entre genes

. Ligação incompleta entre genes

. Recombinação e distância entre genes - mapas genéticos

Citogenética

-     Base da teoria cromossómica da hereditariedade

-     Cromossoma procariótico e eucariótico

-     Mutações cromossómicas de número e de estrutura

-     Organização e evolução cromossómicas

·        Evolução Vs. Anomalia

·        As populações e a genética - frequências génicas

Genética Bioquímica

-     Hipótese - " Um gene uma cadeia polipéptidica"

-     Cadeias metabólicas

-     Grupos sanguíneos

·        Sistema A-B-O

·        Sistema M-N

·        Sistema Rh

-     Mutações de genes

·        Afectam a síntese e estrutura proteica

·        Erros de metabolismo

·        Doenças hereditárias

-     Diagnóstico pré- Natal

·        Ecografia

·        Amniocentese

·        Biópsia da placenta

Genética Molecular

-     Estrutura e função do material genético nos procariontes e eucariontes

-     "Genoma Humano"

 

COMPONENTE PRÁTICA

Resolução de exercícios sobre genética formal

 

Discussão sobre:

- A importância do diagnóstico Pré-Natal para prevenção de Mutações

- Manipulação genética

 

Experiências:

- Visualização ao M.O.C. de cromossomas

- DNA Finger Print

- Determinação do grupo sanguíneo

- Experiências com a mosca da fruta

 

Avaliação

A avaliação final da disciplina será obtida pela média ponderada das componentes teórica e prática de acordo com a seguinte fórmula:

CF = CP+2CT

       3

em que:

            CP é a classificação da componente prática

            CT é a classificação da componente teórica

            CF é a classificação final

 

A classificação da componente teórica, será obtida por uma prova escrita com a duração de duas horas onde os alunos devem demonstrar os seus conhecimentos sobre a Componente Prática e Teórica da disciplina de Genética. A Prova realiza-se na última aula, de dois tempos, do semestre (esta data pode ser alterada por mútuo acordo entre docente e alunos).

A classificação da componente prática será o resultado da média aritmética das classificações dos relatórios, efectuados, e das sínteses dos conteúdos abordados.

Para obter aprovação, na disciplina, o aluno deverá obter uma classificação na componente teórica e na prática igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0-20 valores).

 

Bibliografia

- Amabis, J & Martho, G. (1990). Curso básico de Biologia-3 Evolução e Ecologia. Editora Moderna, São Paulo. 

- Bresch, C. & Hanseman, R. (1994). Genética clássica e Molecular, 4ªed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

- Clarke, C. A. (1980). Genética Humana e Medicina.  E.P.U. ed. da Universidade de São Paulo, São Paulo.

- Jenkins, J.B. (1986). Genética, Editorial Reverté, Barcelona.

- Jones, C. & Gaudin, A.J. (2000). Introdução à Biologia 3º ed.. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

- Linch, M. & Walsh, B. (1998). Genetics and Analysis of Quantitative Traits, Sinauer Associates inc. Publishers, Massachusetts.

- Sánchez-Monge, E. & Jouve N. (1989). Genética 2ª ed., Edições Omega.

- Strickberger (1982). Genética. Ediciones Omega S.A., Barcelona.

- Tamarin, R. (1996). Principles of Genetics 5ª ed., W.C.B. Publishers, Boston .

 

Nota: Durante o semestre será indicada mais bibliografia aos alunos.