Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Fisiologia Animal e Vegetal (60h; S1) Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (3º ano) Ano lectivo: 2004/2005 Departamento: Ciências da Natureza Professor responsável pelo Programa: Conceição Martins (Professora-Adjunta) Docente: Paulo Mafra
IntroduçãoA disciplina de Fisiologia Animal e Vegetal está incluída no 3º ano do plano de estudos do Curso de Professores do Ensino Básico - Variante de Matemática/Ciências da Natureza. É uma disciplina semestral (S1), com quatro horas semanais, na qual se pretende fazer um estudo detalhado de algumas das funções desenvolvidas pelos principais tecidos e órgãos das plantas e animais.
Objectivos* Conhecer e distinguir os principais tecidos e órgãos vegetais; * Compreender como funciona o sistema de captação e transporte de água nas plantas e os factores que podem influenciar o funcionamento desse sistema; * Compreender como funciona o transporte das substâncias produzidas pelas plantas ao longo da mesma e as condições que facilitam ou prejudicam esse fluxo; * Conhecer as principais hormonas vegetais, os seus efeitos nas plantas em condições normais, a influência de factores externos e as possibilidades de utilização artificial em hortofrutifloricultura; * Compreender as diferenças entre tecidos vegetais e tecidos animais, principalmente ao nível da forma como se executam os movimentos; * Conhecer as etapas principais do desenvolvimento embrionário nos animais; * Conhecer e distinguir os principais tecidos e animais e perceber que a posição relativa dos vários tecidos animais determina as funções que desempenham; * Compreender como se agrupam os diversos órgãos em cada um dos sistemas e o seu funcionamento integrado; * Conhecer alguns dos mecanismo de auto-controlo desenvolvidos pelos sistemas animais e as influências externas a que são mais vulneráveis.
Conteúdo ProgramáticoI - Anatomia e fisiologia vegetal 1 - A semente. 1.1 - Morfologia da semente 1.2 - Germinação da semente 1.2.1 - Factores que afectam a germinação 2 - Tecidos e órgãos vegetais 2.1 - Meristemas e tecidos definitivos 2.1.1 - Meristemas apicais 2.1.2 - Tecidos de revestimento e protecção 2.1.3 - Tecidos elaboradores 2.1.4 - Tecidos condutores 2.1.5 - Tecidos de suporte e sustentação 3 - Sistema condutor nas plantas 3.1 - Transporte de água e sais minerais 3.1.1 - Relações solo-água-planta 3.1.2 - Translocação nos vasos xilémicos 3.1.3 - Mecanismos de abertura estomática 3.1.4 - Factores que influenciam a evapotranspiração 3.2 - Translocação de substâncias no floema 4 - Reguladores de desenvolvimento nas plantas 4.1 - Hormonas vegetais 4.2 - Influência de factores externos
II - Anatomia e fisiologia animal 1 - Evolução dos processos de reprodução 1.1 - Fecundação e formação da célula-ovo 1.2 - Desenvolvimento embrionário 1.3 - Diferenciação celular e formação de tecidos 2 - Tecidos animais 2.1 - Tecidos epiteliais 2.2 - Tecidos conjuntivos 2.3 - Tecido muscular 2.3 - Tecido nervoso 3 - Anatomia e fisiologia dos sistemas animais 3.1 - Reprodutor 3.2 - Endócrino 3.3 - Nervoso 3.4 - Respiratório 3.5 – Circulatório 3.5.1 - Os grupos sanguíneos 3.5.1.1 - O sistema ABO e RH 3.5.1.2 - Detecção de grupos sanguíneos 3.5.2 - O sistema imunitário 3.5.2.1 - Modo de actuação 3.5.2.2 - Anomalias no sistema imunitário 3.6 - Digestivo 3.7 - Excretor 3.8 - Esquelético 3.9 – Muscular
Estratégias metodológicasNas aulas teóricas, a matéria é exposta pelo professor (com o auxílio de transparências, para mostrar gráficos, figuras, etc.), mas com intervenção pontual dos alunos. Nas aulas práticas, além da realização de algumas actividades experimentais acerca da fisiologia vegetal e animal, são observadas ao microscópio óptico, directamente pelos alunos, preparações definitivas com tecidos vegetais e animais. Além disso, são também observados exemplares correspondentes a situações descritas nas aulas teóricas (sementes, plantas germinadas, etc.), recorrendo ao microscópio óptico ou à lupa binocular. Para cada observação é feito pelo aluno um esquema legendado identificativo das principais estruturas observadas.
AvaliaçãoA avaliação da componente teórica da disciplina é feita através de um teste global sobre toda a matéria leccionada, que se realizará, salvo necessidade de ajuste em função do grau de cumprimento do programa, na última semana do semestre. A avaliação da componente prática da disciplina será feita por avaliação contínua, através da realização de relatórios das observações e das actividades experimentais. A classificação da componente prática será obtida dando igual peso a cada um dos relatórios e ponderando a assiduidade e a capacidade de intervenção nas aulas. A classificação final será o resultado da média ponderada das duas componentes, dando peso três à componente teórica e peso um à componente prática.
Nota: De acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE, a avaliação de exame incidirá exclusivamente sobre a componente teórica, sendo considerada para a classificação final a classificação da parte prática obtida na avaliação de frequência, respeitando as ponderações estipuladas para esta disciplina. De igual forma, o exame de melhoria tem de ser efectuado na época de recurso imediata à aprovação.
BibliografiaALAN, R. G. (1981). Anatomia do vegetal em desenvolvimento. Ed. Pedagógica Univ. São Paulo. AMABIS, J. M. (1990). Fundamentos de Biologia moderna. Ed. Moderna. S. Paulo. BAKER & ALLEN (1975). Estudos de Biologia. Ed. Edgard Blücher. S. Paulo. BERKALOFF, A.; BOURGET, J.; FAVARD, P. & LACROIX, J.C. (1976) Biologia y fisiologia celular. Ediciones Omega. BARCELONA. BSCS (1978). Biologia - Versão Verde. Vol. 1-3. Edart. S. Paulo. BSCS (1978). Biologia - Das moléculas ao Homem. Vol. 1-3. Edart. S. Paulo. CARVALHO e outros (1984) Biologia funcional. Liv. Almedina. Coimbra. JAMES, S. (1979). As plantas e a água. Ed. Pedagógica Universitária. São Paulo. JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. (1985) Histologia Básica. Ed. Guanabara. R. Janeiro. JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. (1990) Noções básicas de Cito - Histologia e Embriologia. Nobel. São Paulo. LINHARES, S. e outros (1981). Biologia do organismo - classificação, fisiologia e reprodução. Editora Ática. S. Paulo. LINHARES, S. e outros (1982). Biologia celular. Editora Ática. S. Paulo. NOVIKOFF & HOLTZMAN (1985) Células e Estrutura celular. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro. PHILIP, G. (1978). Biology of Developing Systems. Holt-Saunders Int. PHILIP, R. M. (1980). O crescimento das árvores. Ed. Pedagógica Univ. São Paulo. SALEMA; MESQUITA & SANTOS (1980) Atlas da ultraestrutura celular. Porto Editora. Porto.
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