Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Exploração do Meio Físico (45h; S2) Ano lectivo: 2004/2005 Curso: Educadores de Infância (3º ano) Departamento: Ciências da Natureza Professor responsável pela disciplina: Delmina Maria Pires (Professora-Adjunta) Docente: Maria José Rodrigues PROGRAMAI - IntroduçãoO módulo de Exploração do Meio Físico tem como finalidade dar oportunidade aos futuros educadores de infância de se envolverem em práticas e teorias relacionadas com a área do conhecimento do mundo de primordial importância para o desenvolvimento harmonioso da criança em idade pré - escolar. No desenvolvimento desta disciplina, procuraremos privilegiar a formação com um carácter experimental e reflexivo, que se complementa na elaboração de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
II - Objectivos- Reconhecer a importância do Estudo/Exploração do Meio Físico no desenvolvimento integral da criança. - Compreender a importância da utilização dos processos científicos para o desenvolvimento da criança. - Conhecer as razões das dificuldades de utilizar actividades de ciências na Educação Pré - Escolar. - Planificar actividades de ciências para o Jardim de Infância. - Conceber materiais adequados à elaboração de actividades. - Implementar actividades de ciências na Educação Pré – Escolar.
III - ConteúdosImportância do Estudo/Exploração do Meio Físico no Jardim de Infância. - Actividades do Meio Físico são um contexto privilegiado para o desenvolvimento da comunicação oral. - Actividades do Meio Físico são um contexto privilegiado para a aquisição de processos necessários à compreensão do mundo que rodeia a criança. Como «fazer ciência» no Jardim de Infância - Ciência como produto/ Ciência como processo - Processos necessários ao desenvolvimento de actividades científicas. Observar, Classificar, Quantificar, Comunicar Como desenvolver actividades de ciências para o Jardim de Infância - Planificação de actividades - Materiais para as actividades — Como produzir e como preparar os materiais para desenvolver as actividades Actividades do conhecimento do Mundo Físico - Biologia - Física/Química - Meteorologia - Geologia
IV - EstratégiasAs aulas serão de natureza teórico-prática. Utilizar-se-ão vídeos e transparências como suporte à discussão da parte teórica das aulas. A parte prática privilegiará a realização de actividades para o jardim de infância recorrendo a materiais simples.
V - AvaliaçãoHaverá dois tipos de avaliação: a) Uma avaliação escrita e individual; b) Um trabalho de grupo
Nota: Para o cálculo da média final de frequência, a nota do trabalho tem peso 1 e a da avaliação escrita individual tem peso 2, não podendo, nenhuma delas, ser inferior a 10 valores.
VI - BibliografiaCâmara, M. J.& Morais, A.M. (1998). O Desenvolvimento Científico no Jardim de Infância: Influência das Práticas Pedagógicas. Revista de Educação Vol. n.º 2. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Carin, A. A. & Sund, R.B. (1989). Guided Discovery Activities for Elementary Science. Second Edition. Merrilll Publishing Company. Ohio. Cleave, J. V. (1993). Física para jovens. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cleave, J. V (1993). Ciências da Terra para jovens. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cleave, J. V. (1994). Biologia para jovens. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cleave, J. V. (1997). Ecologia para jovens. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cleave, J. V. (1997). Corpo Humano para jovens. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Evans, J. M.; Cain, S.E. (1984). Siencing. A involvement Approach to Elementary Science Methods. Charles E. Merrill Publishing Company. Ohio. Fredericks, A. D. (1997). Experiências Simples da Natureza com Materiais Disponíveis. Bertrand Editora. Venda Nova. Harlan, J. D. (1988). Science Experiences for the Early Childhood Years. Fourth Edition. Merrill Publishing Company. Ohio. Lurçat, L. (1982). Uma Escola Pré - Primária. Livros Horizonte. Lisboa. Ministério da Educação (1997). Departamento de Educação Básica - Núcleo de Educação Pré - escolar. Lisboa. Carvalho, I. L. (1996). Educação Pré- Escolar em Portugal. Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica. Lisboa. Neuman, D. B. (1978). Experiences in Science for Young Children. Delmear Publishers Inc., New York. SCIDS - Science Curriculum improvement study. (1974). Beginnings. Teacher’s Guide. Delta Education. New Hampshire. |
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