Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Ecologia (45h; S1)

Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (2º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pelo Programa: Conceição Martins (Professora-Adjunta)

Docente: Conceição Martins

 

Introdução

A disciplina de Ecologia está incluída no 2º ano do plano de estudos do Curso de Professores do Ensino Básico-Variante de Matemática/Ciências da Natureza. É uma disciplina semestral (S1), com três horas semanais, na qual se pretende compreender o funcionamento dos ecossistemas e as consequências para a Terra, incluindo para o próprio homem, das alterações provocadas pelas actividades humanas.

 

Objectivos

* Relacionar o conceito de homeostasia com o funcionamento dos sistemas.

* Compreender a importância da fotossíntese e respiração no funcionamento dos ecossistemas.

* Perceber como se processa a transferência de matéria e energia nos ecossistemas.

* Conhecer a distribuição mundial dos grandes biomas terrestres.

* Comparar as principais características bióticas e abióticas dos grandes biomas.

* Relacionar as características bióticas e abióticas verificadas em cada bioma.

* Reconhecer o papel do Homem como agente modificador dos ecossistemas.

* Perceber as implicações da exploração exaustiva dos recursos naturais.

* Reconhecer os aspectos ambientais negativos decorrentes da sociedade industrializada e de consumo.

* Compreender o papel do professor na mudança de comportamentos.

* Compreender a importância do comportamento individual em questões de ambiente.

 

Conteúdo programático

1. Conceitos fundamentais

1.1 - Seres vivos e não vivos; factores bióticos e abióticos; noção de Biosfera, Biótopo, Comunidade biótica, Espécie, População, Habitat, Ecossistema, Nicho ecológico

1.2 - Noções de sistema, retroacção e homeostasia

1.3 - Sucessão e equilíbrio ecológico

1.4 - Relações de interdependência entre os seres vivos num ecossistema

2. Funcionamento dos ecossistemas

2.1 - Importância da fotossíntese e da respiração

2.2 - Cadeias e teias alimentares

2.3 - Transferência de matéria e energia nos ecossistemas

3. Diversidade de ecossistemas

3.1 - Ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce: alguns exemplos

3.2 - Principais características bióticas e abióticas dos ecossistemas

4. O Homem como agente modificador dos ecossistemas

4.1 - A exploração exaustiva dos recursos naturais

4.2 - Principais efeitos da poluição sobre as espécies e os ecossistemas

4.3 - Grandes problemas ecológicos mundiais

5. O Homem e a Conservação da Natureza

5.1 - Medidas preventivas tendentes à diminuição da poluição

5.2 - O papel do Estado

5.3 - A organização da sociedade civil

5.4 - O papel fundamental do educador e do Professor na aquisição de uma nova ética do Homem perante a Natureza

 

Estratégias metodológicas

Nas aulas teóricas, a matéria é exposta pelo professor (com o auxílio de transparências, para mostrar gráficos, figuras, etc.), mas com intervenção pontual dos alunos.

Nas aulas teorico-práticas, os alunos discutem em grupo temas de interesse, colocados sob a forma de textos de imprensa ou vídeos, por forma a elaborarem um documento que contenha, além de uma síntese dos seus conhecimentos sobre o problema colocado, uma análise crítica do mesmo, onde discutam os conflitos em jogo e as formas possíveis de resolver o problema.

 

Avaliação

A avaliação da componente teórica da disciplina será feita através de um teste global sobre toda a matéria leccionada, que se realizará, salvo necessidade de ajuste em função do grau de cumprimento do programa, na última semana do semestre.

A avaliação da componente teórico-prática da disciplina será feita através dos comentários aos textos e filmes, feitos em grupo e apresentados e discutidos durante as aulas. A classificação parcial da componente teórico-prática será obtida dando igual peso a cada um desses trabalhos, ponderando a assiduidade e a capacidade de intervenção nas aulas.

A classificação final será o resultado da média ponderada das duas componentes, dando peso três à componente teórica e peso um à componente prática.

 

Bibliografia

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