Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Ciências da Vida (60h; A)

Cursos: Professores do 1º Ciclo (3º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pelo Programa: Conceição Martins (Professora-Adjunta)

Docente:  Margarida Rodrigues

 

Introdução

A disciplina de Ciências da Terra e da Vida está incluída no 2º ano do plano de estudos do Curso de Professores do Ensino Básico. É uma disciplina anual, com duas horas semanais, subdividida em duas áreas temáticas. Na primeira parte, pretende-se compreender o funcionamento dos seres vivos, nomeadamente ao nível do funcionamento celular. Na segunda parte, abordam-se alguns factores externos que colocam em risco a saúde humana.

 

Objectivos

* Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem que os nutrientes cheguem às mesmas.

* Distinguir células procariotas de células eucariotas e compreender as implicações funcionais dessas diferenças.

* Distinguir células animais de células vegetais e compreender e as implicações funcionais dessas diferenças.

* Conhecer a organização estrutural dos vírus e relacionar a mesma com os seus modos de actuação.

* Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem aos nutrientes chegar às mesmas.

* Compreender a estrutura dos ácidos nucleicos.

* Conhecer as diferentes fases das divisões celulares e compreender as suas implicações funcionais.

* Distinguir a gametogénese masculina e feminina.

* Compreender o ciclo reprodutor humano.

* Conhecer os mecanismos da transmissão da informação genética e alguns exemplos de hereditariedade humana.

* Distinguir casos de hereditariedade “ligada ao sexo”.

* Compreender que o funcionamento do organismo humano, tal como os outros sistemas, também está dependente de mecanismos de retroacção e de homeostasia.

* Conhecer algumas doenças infecto-contagiosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo.

* Conhecer algumas doenças decorrentes do abuso de substâncias perigosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo.

 

Conteúdo Programático

Parte A - Biologia

1. Moléculas biológicas

1.1 - Estrutura, constituição química e função dos glúcidos

1.2 - Estrutura, constituição química e função dos lípidos

1.3 - Estrutura, constituição química e função dos prótidos

1.4 - Estrutura, constituição química e função dos ácidos nucleicos

1.5 - Importância da alimentação equilibrada para o equilíbrio biológico

2. A célula

2.1 - Células procarióticas e eucarióticas

2.2 - Células vegetais e animais

2.3 - Constituição química da célula

3 - Da célula ao homem

3.1 - Multiplicação celular - mitose

3.2 - Formação das células sexuais - meiose

3.3 - Gametogénese e fecundação

4 - Hereditariedade humana

4.1 - Teoria cromossómica da hereditariedade

4.2 - Transmissão da informação genética

4.3 - Algumas doenças hereditárias

5. Da célula ao ecossistema

5.1 - Fotossíntese, respiração e fermentação

5.2 - Importância da fotossíntese e da respiração no funcionamento dos ecossistemas

 

Parte B - Saúde

1. Regulação ao nível do organismo humano

1.1 - Noção de homeostasia e retroacção

1.2 - Mecanismos de regulação hormonal

2. Alterações do equilíbrio no organismo humano

2.1 - Nutrição

2.2 - Tabagismo

2.3 - Alcoolismo

2.4 - Toxicodependência

2.5 - SIDA

 

Estratégias metodológicas

Nas aulas teóricas, a matéria é exposta pelo professor (com o auxílio de transparências, para mostrar gráficos, figuras, etc.), mas com intervenção pontual dos alunos. Em algumas dessas aulas serão colocados temas para discussão, promovendo a participação de todos os alunos na defesa dos seus pontos de vista. Nas aulas práticas, serão efectuadas observações à lupa binocular ou ao microscópio óptico e realizadas algumas experiências laboratoriais.

 

 

Avaliação

Procurará efectuar-se uma avaliação contínua por forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o evoluir do processo de ensino-aprendizagem. Para tal serão considerados os resultados da avaliação formativa e sumativa.

Avaliação Formativa:

- respostas dos alunos às questões propostas;

- empenhamento e participação nessas actividades;

- assiduidade.

Avaliação Sumativa:

- realização de dois testes escritos (peso dois na nota final)

- realização de um trabalho de grupo, escrito e com apresentação oral (peso um na nota final)

Considera-se aprovado à disciplina o aluno que, cumulativamente, reuna as seguintes condições:

1. Tenha realizado todos os momentos de avaliação;

2. A média dos testes seja igual ou superior a 9,5 valores;

3. A classificação média final seja igual ou superior a 10 valores.

 

BIBLIOGRAFIA

AMABIS, J. M. e outros (1982) Biologia - Genética, evolução e ecologia. Vol. 3  Editora Moderna. S. Paulo.

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CESAR, S. J. & SEZAR, S. (1984). Biologia. Vol 1, 2 e 3. Atual Ed. S. Paulo.

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JENKINS, J. B. (1982) Genética. Editorial Reverté S.A. Barcelona.

JUNQUEIRA, L. C. E CARNEIRO, J., Citologia básica, guanabara Koogan, Rio de Janeiro,1972.

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. 1991, Biologia Celular e Molecular, Guanabara Koogan, 5ª ed. São Paulo. p.p.252

LINHARES, S. & GEWANDSZNAYDER, F. (1980). Biologia das populações- Genética, Ecologia e Evolução. Editora Ática. S. Paulo.

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NOVIKOFF, A.B. & HOLTZMAN, E. (1985) Células e Estrutura celular. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro.

ROBERTIS, E. & ROBERTIS Jr., E. M. 1996. Biologia Celular e Molecular, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.