Departamento Ciências da Natureza
|
|
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Ciências da Vida (60h; A) Cursos: Professores do 1º Ciclo (3º ano) Ano lectivo: 2004/2005 Departamento: Ciências da Natureza Professor responsável pelo Programa: Conceição Martins (Professora-Adjunta) Docente: Margarida Rodrigues
IntroduçãoA disciplina de Ciências da Terra e da Vida está incluída no 2º ano do plano de estudos do Curso de Professores do Ensino Básico. É uma disciplina anual, com duas horas semanais, subdividida em duas áreas temáticas. Na primeira parte, pretende-se compreender o funcionamento dos seres vivos, nomeadamente ao nível do funcionamento celular. Na segunda parte, abordam-se alguns factores externos que colocam em risco a saúde humana.
Objectivos* Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem que os nutrientes cheguem às mesmas. * Distinguir células procariotas de células eucariotas e compreender as implicações funcionais dessas diferenças. * Distinguir células animais de células vegetais e compreender e as implicações funcionais dessas diferenças. * Conhecer a organização estrutural dos vírus e relacionar a mesma com os seus modos de actuação. * Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem aos nutrientes chegar às mesmas. * Compreender a estrutura dos ácidos nucleicos. * Conhecer as diferentes fases das divisões celulares e compreender as suas implicações funcionais. * Distinguir a gametogénese masculina e feminina. * Compreender o ciclo reprodutor humano. * Conhecer os mecanismos da transmissão da informação genética e alguns exemplos de hereditariedade humana. * Distinguir casos de hereditariedade “ligada ao sexo”. * Compreender que o funcionamento do organismo humano, tal como os outros sistemas, também está dependente de mecanismos de retroacção e de homeostasia. * Conhecer algumas doenças infecto-contagiosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo. * Conhecer algumas doenças decorrentes do abuso de substâncias perigosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo.
Conteúdo ProgramáticoParte A - Biologia 1. Moléculas biológicas 1.1 - Estrutura, constituição química e função dos glúcidos 1.2 - Estrutura, constituição química e função dos lípidos 1.3 - Estrutura, constituição química e função dos prótidos 1.4 - Estrutura, constituição química e função dos ácidos nucleicos 1.5 - Importância da alimentação equilibrada para o equilíbrio biológico 2. A célula 2.1 - Células procarióticas e eucarióticas 2.2 - Células vegetais e animais 2.3 - Constituição química da célula 3 - Da célula ao homem 3.1 - Multiplicação celular - mitose 3.2 - Formação das células sexuais - meiose 3.3 - Gametogénese e fecundação 4 - Hereditariedade humana 4.1 - Teoria cromossómica da hereditariedade 4.2 - Transmissão da informação genética 4.3 - Algumas doenças hereditárias 5. Da célula ao ecossistema 5.1 - Fotossíntese, respiração e fermentação 5.2 - Importância da fotossíntese e da respiração no funcionamento dos ecossistemas
Parte B - Saúde 1. Regulação ao nível do organismo humano 1.1 - Noção de homeostasia e retroacção 1.2 - Mecanismos de regulação hormonal 2. Alterações do equilíbrio no organismo humano 2.1 - Nutrição 2.2 - Tabagismo 2.3 - Alcoolismo 2.4 - Toxicodependência 2.5 - SIDA
Estratégias metodológicasNas aulas teóricas, a matéria é exposta pelo professor (com o auxílio de transparências, para mostrar gráficos, figuras, etc.), mas com intervenção pontual dos alunos. Em algumas dessas aulas serão colocados temas para discussão, promovendo a participação de todos os alunos na defesa dos seus pontos de vista. Nas aulas práticas, serão efectuadas observações à lupa binocular ou ao microscópio óptico e realizadas algumas experiências laboratoriais.
AvaliaçãoProcurará efectuar-se uma avaliação contínua por forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o evoluir do processo de ensino-aprendizagem. Para tal serão considerados os resultados da avaliação formativa e sumativa. Avaliação Formativa: - respostas dos alunos às questões propostas; - empenhamento e participação nessas actividades; - assiduidade. Avaliação Sumativa: - realização de dois testes escritos (peso dois na nota final) - realização de um trabalho de grupo, escrito e com apresentação oral (peso um na nota final) Considera-se aprovado à disciplina o aluno que, cumulativamente, reuna as seguintes condições: 1. Tenha realizado todos os momentos de avaliação; 2. A média dos testes seja igual ou superior a 9,5 valores; 3. A classificação média final seja igual ou superior a 10 valores.
BIBLIOGRAFIAAMABIS, J. M. e outros (1982) Biologia - Genética, evolução e ecologia. Vol. 3 Editora Moderna. S. Paulo. AZEVEDO, C., Biologia Celular, Lidel - Edições Técnicas Lda, 3ª ed. Lisboa, 1999. BAKER & ALLEN (1975) Estudos de Biologia. Vol 1 e 2 .Editora Edgard Blücher. S. Paulo. BERKALOFF, A.; BOURGET, J.; FAVARD, P. & LACROIX, J.C. (1976) Biologia y fisiologia celular. Ediciones Omega. Barcelona. BSCS (1978). Biologia - Versão Verde. Vol 1, 2 e 3. Edart. S. Paulo. BSCS (1978). Biologia - Das moléculas ao Homem. Vol. 1, 2 e 3. Edart. S. Paulo. CESAR, S. J. & SEZAR, S. (1984). Biologia. Vol 1, 2 e 3. Atual Ed. S. Paulo. BODEN, J. J.-P. e outros (1983). Biologie. Terminale C. Col Désiré. Armand Colin. Paris. HARRISSON, D. (1975) Biologia. Editorial Presença. Lisboa. JENKINS, J. B. (1982) Genética. Editorial Reverté S.A. Barcelona. JUNQUEIRA, L. C. E CARNEIRO, J., Citologia básica, guanabara Koogan, Rio de Janeiro,1972. JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. 1991, Biologia Celular e Molecular, Guanabara Koogan, 5ª ed. São Paulo. p.p.252 LINHARES, S. & GEWANDSZNAYDER, F. (1980). Biologia das populações- Genética, Ecologia e Evolução. Editora Ática. S. Paulo. LINHARES, S. e outros (1982). Biologia celular. Editora Ática S.A. S. Paulo. NOVIKOFF, A.B. & HOLTZMAN, E. (1985) Células e Estrutura celular. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro. ROBERTIS, E. & ROBERTIS Jr., E. M. 1996. Biologia Celular e Molecular, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. |
|