Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Ciências da Natureza (90h; A)      Ano lectivo: 2004/2005

Curso: Curso de Educadores de Infância (2º ano)

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pela disciplina: Conceição Martins (Professora-Adjunta)

Docente: Maria José Rodrigues

PROGRAMA

I - Introdução

A disciplina de Ciências da Natureza está incluída no 2º ano do plano de estudos do Curso de Educadores de Infância, como disciplina anual, com três horas semanais. Em termos de objectivos, está subdividida em três capítulos. Na primeira parte, pretende-se que o aluno compreenda o funcionamento dos seres vivos, nomeadamente a nível celular e dando especial destaque ao funcionamento do organismo humano. Na segunda parte, abordam-se aspectos relacionados com a estrutura e constituição do planeta Terra e da sua integração no Universo e no Sistema Solar. Finalmente, abordam-se as complexas interacções que se estabelecem entre os seres vivos e o meio que os rodeia.

 

II - Objectivos

* Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem que os nutrientes cheguem às mesmas.

* Conhecer a organização estrutural dos vírus e os seus modos de actuação.

* Compreender as diferenças entre as células procariotas e eucariotas e as implicações funcionais dessas diferenças

* Conhecer os dois tipos de divisão celular e as suas implicações para os seres vivos.

* Distinguir a gametogénese masculina e feminina.

* Compreender o ciclo reprodutor humano.

* Compreender os mecanismos da transmissão da informação genética.

* Conhecer alguns exemplos de hereditariedade humana.

* Conhecer as principais teorias sobre a origem e evolução do Universo e do Sistema Solar.

* Compreender as influências que o Sistema Solar desenvolve sobre a Terra.

* Conhecer a génese dos fenómenos sísmicos e vulcânicos.

* Conhecer a constituição das várias camadas da Terra.

* Compreender o carácter dinâmico da estrutura da Terra.

* Perceber como se processa a transferência de matéria e energia nos ecossistemas.

* Compreender a importância ecológica da fotossíntese e respiração celular.

* Conhecer a distribuição dos grandes biomas terrestres.

* Relacionar as características bióticas e abióticas verificadas em cada bioma.

* Reconhecer o papel do Homem como agente modificador dos ecossistemas e alguns dos principais problemas ambientais da actualidade.

* Compreender o papel do professor na mudança de comportamentos.

 

 

III - ConteúdoS

Parte A - Biologia (Semestre 1)

1. Moléculas biológicas

1.1 - Estrutura, constituição química e função dos lúcidos, lípides, próvidos e ácidos nucleicos

1.2 - Importância da alimentação equilibrada para o equilíbrio biológico

 

 

2. A célula

2.1 - Distinção entre células e vírus

2.2 - Células procarióticas e eucarióticas

2.3 - Células vegetais e animais

2.4 - Principais estruturas celulares e suas funções

2.5 - Divisão celular - mitose e meiose

3. Ciclo biológico do Homem

3.1 - Gametogénese e fecundação

3.2 - Regulação do ciclo reprodutor humano

3.3 - Desenvolvimento embrionário

4 - Hereditariedade humana

4.1 - Teoria cromossómica da hereditariedade

4.2 - Transmissão da informação genética

4.3 - Algumas doenças hereditárias

Parte B - Geologia (Semestre 2)

1. A Terra no Universo

1.1 - Origem e constituição do Universo e do Sistema Solar

1.2 - Influências actuais do Sistema Solar sobre a Terra

2. Estrutura interna da Terra

2.1 - Sismos e vulcões como indicadores da constituição interna da Terra

2.2 - Composição das várias camadas constituintes da Terra

2.3 - Evolução da litosfera

Parte C - Ecologia (Semestre 2)

1. Funcionamento dos ecossistemas

1.2 - Noção de sistema; sistemas abertos e fechados

1.3 - Adaptações dos seres vivos aos factores abióticos

1.4 - Relações bióticas

1.5 - Cadeias e teias alimentares

1.6 - Importância da fotossíntese e da respiração celular no funcionamento dos

ecossistemas

2. Diversidade de ecossistemas —  Ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce

2.1 – Biomas terrestres e adaptações dos seres vivos aos mesmos

2.2 - O Homem como agente modificador dos ecossistemas

 

 

IV - Estratégias

As aulas são de natureza teórico-prática, mantendo-se esse regime sempre que as matérias o permitirem.

No módulo de biologia, algumas aulas têm carácter prático, umas com observações ao microscópio de células de diferentes tecidos, outras com resolução de problemas de hereditariedade humana.

Nos módulos de Geologia e de Ecologia, serão frequentemente colocados temas para discussão, promovendo a participação de todos os alunos na defesa dos seus pontos de vista.

 

V - Avaliação

A classificação final será obtida através da média de duas provas escritas, dando igual peso a ambas e ponderando a assiduidade e a participação nas aulas. As provas escritas ocorrerão, uma na última semana de aulas do primeiro semestre (sobre o módulo de biologia), outra na última semana de aulas do segundo semestre (sobre os módulos de Geologia e Ecologia).

 

 

 

VI - BIBLIOGRAFIA

Aber, J. D. & Melillo, J. M. (1991). Terrestrial Ecosystems. Saunders College Publ. Philadelphia.

AMABIS, J.M. e outros (1982) Biologia, vol 1 e vol. 3. Editora Moderna. S. Paulo.

Ana, M. D. et al (1983). Ciências do Ambiente. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Baker & Allen (1975). Estudos de Biologi, Vol 1 e 2. Editora Edgard Blücher. S. Paulo.

BSCS (1978). Biologia - Das moléculas ao Homem. Vol. 1, 2 e 3. Edart. S. Paulo.

BSCS (1978). Biologia - Versão Verde, Vol 1, 2 e 3. Edart. S. Paulo.

Carvalho, G. et al (1981). Geologi,. Vol II. Livraria Popular. Lisboa.

Cesar, S. J. & Sezar, S. (1984). Biologia, Vol 1, 2 e 3. Atual Editores. S. Paulo.

Comissão Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento (1991). O Nosso Futuro Comum. Meribérica-Liber. Lisboa.

Dajoz, R.  (1973). Ecologia Geral, 2ª ed. Editora Vozes Lda.

Daubois, J. (1974). A Ecologia na Escola, 2ª ed. Editorial Estampa. Lisboa.

Gass, I. G. et al. (1978). Vamos compreender a Terra. Livraria Almedina. Coimbra.

Harrisson, D. (1975). Biologia. Editorial  Presença. Lisboa.

INAMB (1988). Ozono - Convenção e Protocolo. Autor. Lisboa.

Junqueira, L. C. & Carneiro, J. (1987). Biologia celular e molecular. Editora Guanabara. Rio Janeiro.

Linhares, S. & Gewandsznayder, F. (1980). Biologia das populações- Genética, Ecologia e Evolução. Editora Ática S.A. S. Paulo.

Linhares, S. et al (1982). Biologia celular. Editora Ática S.A. S. Paulo.

Machado, F. (1970). Curso de Sismologia. Imprimarte. Lisboa.

Magalhães, J. E. et al. (1980). O Universo - a Terra. Edições ASA. Lisboa.

Margalef, R. (1986). Ecologia. Edições Ómega S.A. Barcelona.

Melo, J. J.& Pimenta, C. (1993). O que é Ecologia. Difusão Cultural. Lisboa.

Novikoff, A. B. & Holtzman, E. (1985). Células e Estrutura celular. Editora Guanabara. Rio Janeiro.

Oliveira, L. F. (1989). Educação Ambiental. Texto Editora. Lisboa.

Peixoto, J. P. (1987). As variações do clima e do ambiente. Lisboa: Secretaria de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Pinto, R. & Teixeira, A. (1990). Moléculas Biológicas- Estrutura e Propriedades. Didáctica Editora. Lisboa.

Sacarrão, G.F. (1981). A temperatura como factor ecológico. Comissão Nacional do Ambiente. Lisboa.

Sacarrão, G. F. (1981). A vida e o Ambiente. Comissão Nacional do Ambiente. Lisboa.

Sacarrão, G. F. (1981). O ecossistema e o meio físico. Comissão Nacional do Ambiente. Lisboa.

Santos, B. (1989). Camada de Ozono, a sombrinha da Terra. INAMB. Lisboa.