Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Ciências do Ambiente (120h; A)

Curso: Professores do 1º Ciclo (2º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professor responsável pelo Programa:  Adorinda Gonçalves (Prof.-Adjunta) Conceição Martins (Prof.-Adjunta) e Luís Filipe Fernandes (Prof.-Adjunto)

Docentes: Adorinda Gonçalves (S1) e António Velho (S2)

 

I - INTRODUÇÂO

A disciplina de Ciências do Ambiente faz parte do currículo do curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta disciplina inclui as componentes de Física e Química, de Geologia e de Ecologia e tem como principais finalidades aprofundar conhecimentos teóricos e desenvolver atitudes e competências que permitam a discussão fundamentada de temas da actualidade no âmbito destas ciências.

Além de promover a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias à exploração de conteúdos programáticos de disciplinas futuras deste currículo, pretende-se também contribuir para uma formação geral básica necessária aos futuros professores que leccionam temas de Ciências da Natureza ao 1º Ciclo do Ensino Básico.

Ao nível prático e teórico-prático, pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento de uma atitude de reflexão sobre a necessidade do ensino das ciências para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, salientando-se a importância do trabalho experimental na sala de aula.

 

II - OBJECTIVOS

- Manifestar uma atitude crítica e objectiva na discussão dos problemas da ciência.

- Manifestar capacidade de observação rigorosa dos fenómenos; de formular hipóteses e deduzir as suas consequências, de planear e executar trabalhos e investigações e de interpretar/explicar situações correntes no âmbito das Ciências.

- Compreender o carácter evolutivo dos modelos científicos.

- Discutir situações do dia-a-dia com base em conceitos/leis desenvolvidos no plano teórico.

- Utilizar uma linguagem científica na descrição dos fenómenos/situações.

- Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração e apresentação de um trabalho susceptível de transferência para a sala de aula.

- Conhecer conceitos e princípios básicos sobre a estrutura dos materiais e as suas transformações.

- Discutir a utilização de diferentes alternativas energéticas fundamentando cientificamente as opções.

- Compreender conceitos e princípios da hidrostática.

- Compreender as propriedades dos materiais sólidos, líquidos e gasosos e as suas transformações com base nas teorias de ligação química.

- Conhecer as principais teorias sobre a origem e evolução do Universo.

- Compreender as influências que o Sistema Solar desenvolve sobre a Terra.

- Compreender o carácter dinâmico da estrutura da Terra.

- Perceber como se processa a transferência de matéria e energia nos ecossistemas.

- Reconhecer o papel do Homem como agente modificador dos ecossistemas e alguns dos principais problemas ambientais da actualidade.

- Compreender o papel do professor na mudança de comportamentos.

 

III - CONTEÚDOS

1.Estrutura e Propriedades da Matéria

1.1.Teoria Corpuscular da Matéria

1.2.Evolução dos modelos atómicos

1.3.Tabela Periódica dos Elementos

1.4.Sólidos, Líquidos e Gases

1.4.1.Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais. As reacções químicas  e  a  sua  representação

 

1.4.2.  A Água e o Ar:

- importância da água e do ar no Universo; estrutura e propriedades da água nos três estados físicos: ligações covalentes e ligações intermoleculares por pontes de hidrogénio;

- as propriedades do ar e dos seus componentes: polaridade e geometria moleculares; outras ligações intermoleculares; a pressão atmosférica;

1.4.3. Outras ligações químicas - Estruturas Gigantes: ligação iónica; ligação metálica; ligação em sólidos covalentes

1.5. A água e o ar como exemplo de fluidos: princípios da hidrostática; os vasos comunicastes; flutuação /afundamento.

2. Energia

2.1.Formas e Fontes de energia

2.2.Energia luminosa e energia eléctrica: comportamento da luz e fenómenos luminosos;  reflexão e refracção da luz; instrumentos ópticos; o sistema Sol-Terra-Lua. corrente eléctrica em circuitos simples; condutores e isoladores.

2.3.Transformações e Transferências de energia: cadeias energéticas; a energia acumulada nos materiais: a temperatura como medida da energia térmica; a energia química ; o calor como medida da energia transferida entre sistemas;  a conservação da energia. a conservação da energia em sistemas físicos – as alavancas.

2.4 - Efeitos de energia em Reacções Químicas: Reacções endoenergéticas e exoenergéticas; a conservação da energia em sistemas químicos

3. Alguns Compostos Químicos e as suas reacções:  Conceitos de ácido, de base e de sal; Forças de ácidos e de bases e a escala de pH; Neutralização; Compostos orgânicos.

4. A Terra no Universo:

4.1 - Origem e constituição do Universo e do Sistema Solar

4.2 - Influências actuais do Sistema Solar sobre a Terra

5. Estrutura interna da Terra

5.1 - Sismos e vulcões como indicadores da constituição interna da Terra

5.2 - Composição das várias camadas constituintes da Terra e Evolução da litosfera

6. Funcionamento dos ecossistemas

6.1 - Noção de sistema; sistemas abertos e fechados

6.2 - Adaptações dos seres vivos aos factores abióticos

6.3 - Relações biónicas e Cadeias e teias alimentares

6.5 - Importância da fotossíntese e da respiração celular no funcionamento dos ecossistemas

7. Diversidade de ecossistemas:

7.1 - Ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce; Biomas terrestres e adaptações dos seres vivos aos mesmos

7.2 - O Homem como agente modificador dos ecossistemas

 

IV - ESTRATÉGIAS

De acordo com a perspectiva apresentada, os temas serão explorados em sessões teóricas que terão como suporte situações vividas pelos alunos.

Procurar-se-á também recorrer, sempre que possível, a uma metodologia de discussão e investigação em pequenos grupos, cujas conclusões serão depois apresentados à turma em sessões de simulação ou de discussão.

Procurar-se-á ainda utilizar recursos materiais diversificados e que possam ser acessíveis aos futuros professores na sua sala de aula, dando particular relevo à utilização de materiais e objectos do dia-a-dia que podem ser reciclados para as aulas de ciências.

 

V - AVALIAÇÃO

Procurará efectuar-se continuamente a avaliação de forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o evoluir do processo de ensino-aprendizagem. Para tal serão considerados os resultados da avaliação formativa e sumativa.

Avaliação Formativa: respostas dos alunos às questões propostas; empenhamento e participação nessas actividades; assiduidade.

Avaliação Sumativa: realização de dois testes escritos; realização de trabalhos de grupo teórico/práticos

A Classificação final (CF) será obtida pela seguinte formula: CF = (2xCT+CP)

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CF- Classificação final; CT- Classificação da componente teórica- Média dos dois testes escritos; CP- Classificação da componente prática- Média dos trabalhos de grupo efectuados no Semestre1 e no Semestre2.

Considera-se aprovado à disciplina, no processo de avaliação de frequência, o aluno que, cumulativamente, reuna as seguintes condições: 1.Tenha comparecido a todos os momentos de avaliação (a falta de qualquer um deles implica a atribuição de classificação zero valores nesse elemento de avaliação); 2. A classificação de cada teste e da componente teórico prática seja igual ou superior a 8 valores; 3. A classificação da componente teórica seja igual ou superior a 10 valores; 4. A classificação média final seja igual ou superior a 10 valores.

Quando um aluno obtém classificação inferior a 8 valores em algum dos testes ou nos trabalhos, ou quando a sua classificação média de frequência for inferior a 10 valores, considera-se reprovado à disciplina e deve submeter-se a exame, o qual abrange toda a matéria leccionada ao longo do ano.

A classificação da componente prática (com aprovação) será somente válida para as épocas de exame do ano lectivo em que a disciplina foi lecciona.

A melhoria da classificação obtida na componente prática só poderá ser efectuada por frequência.

 

VI - BIBLIOGRAFIA

Domingos, A. M. et al (1983). Ciências do Ambiente. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

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Costa, J. B. (1993). Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, 8ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

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Margalef, R. (1986). Ecologia. Edições Ómega S.A. Barcelona.

Melo, J. J.& Pimenta, C. (1993). O que é Ecologia. Difusão Cultural.Lisboa.

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Manuais de Ciências da Natureza/Meio Físico para o 1º ciclo do Ensino Básico.