Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Ciências da Natureza (90h, A)

Cursos: Prof. do Ensino Básico Variantes de Ed. Musical(2º ano), Ed. Física (2º ano), Educação Visual e Tecnológica (2º ano), Port/Francês(2º ano) e Port/Inglês(2º ano)

Ano lectivo: 2004/2005

Departamento: Ciências da Natureza

Professores responsáveis pelo Programa: Adorinda Gonçalves (Prof.-Adjunta), Conceição Martins (Prof.-Adjunta), Luís Filipe Fernandes (Prof.-Adjunto)

Docentes: Paulo Mafra, Luís Freitas (Ed. Musical, Port/Francês, Port/Inglês e EVT) (Ed. Física )

 

Introdução

As Ciências da Natureza fazem parte do currículo do curso de formação de professores que poderão vir a leccionar no 1º ciclo do Ensino Básico. Esta componente de formação tem como principais finalidades aprofundar conhecimentos teóricos que permitam a exploração de temas actuais no âmbito das ciências e subjacentes a conteúdos programáticos de disciplinas futuras deste currículo e contribuir para uma formação geral básica necessária aos futuros professores que leccionam Ciências da Natureza ao 1º ciclo do ensino básico.

OBJECTIVOS GERAIS

- Reconhecer a Física e a Química, a Geologia como ciências que contribuem para satisfazer a curiosidade do Homem na busca aliciante de explorar o mundo, mas também para a sua preservação.

- Manifestar capacidade de interpretar/explicar situações correntes no âmbito das Ciências da Natureza..

- Conhecer conceitos e princípios básicos sobre a estrutura dos materiais e as suas transformações.

- Conhecer factos geológicos.

- Conhecer os principais tipos de rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares

- Distinguir diferentes tipos de células e as respectivas funções.

- Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem aos nutrientes chegar às mesmas.

- Conhecer a organização estrutural dos vírus e os seus modos de actuação.

- Conhecer algumas doenças infectocontagiosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo.

- Conhecer algumas doenças decorrentes do abuso de substâncias perigosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo

- Conhecer as diferentes fases das divisões celulares e compreender as implicações funcionais das mesma

- Conhecer os mecanismos da transmissão da informação genética e alguns exemplos de hereditariedade humana

- Discutir a utilização de diferentes alternativas energéticas fundamentando cientificamente as suas opções.

- Compreender conceitos e princípios da hidrostática.

- Compreender as propriedades dos materiais sólidos, líquidos e gasosos e as suas transformações com base nas teorias de ligação química.

- Compreender o carácter evolutivo dos modelos científicos.

- Compreender o carácter dinâmico da Terra

- Compreender o diferente comportamento das ondas sísmicas, quando atravessam meios com características diferentes

- Compreender a importância dos vulcões e sismos para o conhecimento da estrutura interna da Terra

- Compreender os conceitos de Litosfera, Astenosfera e Mesosfera

- Compreender a génese dos diferentes tipos de rochas

- Discutir situações do dia-a-dia com base em conceitos/leis

- Utilizar uma linguagem científica na descrição dos fenómenos/situações.

- Compreender a estrutura dos ácidos nucleícos

- Distinguir a gametogénese masculina e feminina.

- Compreender o ciclo reprodutor humano.

- Distinguir casos de hereditariedade “ligada ao sexo”.

- Compreender que o funcionamento do organismo humano, tal como os outros sistemas, também está dependente de mecanismos de retroacção e de homeostasia.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

1. Estrutura e Propriedades da Matéria

1.1.Teoria Corpuscular da Matéria.

1.2.Evolução dos modelos atómicos.

1.3.Sólidos, Líquidos e Gases:

1.4.1.Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais;

-reacções químicas e a sua representação;

1.4.2.A Água e o Ar:

- importância da água e do ar no Universo;

- estrutura e propriedades da água nos três estados físicos:

- ligação Química:  -ligações moleculares covalentes; ligações intermoleculares;

-as propriedades do ar:  a pressão atmosférica;

-princípios da hidrostática:  os vasos comunicantes, as prensas hidráulicas.

1.4.3.Estruturas Gigantes:

-outras ligações intermoleculares;

-ligação iónica;

-ligação metálica;

-ligação em sólidos covalentes - o carbono

 

2. ENERGIA

2.1.Formas e Fontes de energia.

2.2.Energia luminosa:

- comportamento da luz;

- fenómenos luminosos:  reflexão e refracção da luz;

- o sistema Sol-Terra-Lua.

2.3.Transformações e Transferências de energia:

-cadeias energéticas;

- a energia acumulada nos materiais;

- a conservação da energia.

2.4 - Efeitos de energia em Reacções Químicas

- Reacções endoenergéticas e exoenergéticas

 

3. A TERRA

3.1.A Arquitectura do Espaço

3.2.A Terra no Sistema Solar

3.3. Sistema Terra – Lua

3.4. Estrutura interna da Terra

3.4.1- Sismos e Vulcões como indicadores da constituição interna da Terra

- Tipos e características das ondas sísmicas

- Vulcanismo e principais tipos de vulcões

- Vulcanismo Secundário

3.4.2- Camadas constituintes da Terra;  distribuição e percentagens relativas;  Composição e densidade das várias camadas

3.4.2- Conceito de Litosfera, Astenosfera e Mesosfera

3.5. Ciclo Petrogenético

3.5.1- Principais tipos de rochas e sua génese

3.6. Recursos Naturais

3.6.1- Combustíveis Fósseis

 

4- A Célula

4.1. Células procarióticas e eucarióticas

4.2. Células vegetais e animais

4.3. Constituição química da célula

4.4. Multiplicação celular

4.4.1- Mitose

4.4.2- Formação das células sexuais - meiose

4.4.3- Gametogénese e fecundação

4.5 - Hereditariedade humana

4.5.1- Teoria cromossómica da hereditariedade

4.5.2- Estrutura e constituição química dos ácidos nucleícos

4.5.3- Transmissão da informação genética

4.5.4- Algumas doenças hereditárias

 

5. Da célula ao ecossistema

5.1- Fotossíntese, respiração e fermentação

5.2 - Importância da fotossíntese e da respiração no funcionamento dos ecossistemas

5.3- O homem como agente modificador dos ecossistemas

 

6. Regulação do organismo humano

6.1. Noção de homeostasia e retroacção

6.2. Mecanismos de regulação hormonal

6.3. Alterações do equilíbrio no organismo humano

6.3.1- O sistema imunitário

6.3.2- Agentes infecciosos

6.3.3- As vacinas

6.4. Comportamentos que influenciam a saúde dos indivíduos

6.4.1- Nutrição

6.4.2- Tabagismo

6.4.3- Alcoolismo

6.4.4- Toxicodependência

Estratégias metodológicas

A abordagem dos temas previstos será feita com base na exposição teórica dos conteúdos, enquadrada com uma discussão prévia com os alunos a partir de situações concretas e do dia-a-dia.  A apresentação dos conteúdos será feita, sempre que possível recorrendo aos meios audiovisuais. Em algumas dessas aulas serão colocados temas para discussão, promovendo a participação de todos os alunos na defesa dos seus pontos de vista.

AVALIAÇÃO

Procurará efectuar-se continuamente a avaliação de forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o evoluir do processo de ensino-aprendizagem. Para tal serão considerados os resultados da avaliação formativa e sumativa.

Avaliação Formativa:

- respostas dos alunos às questões propostas;

- empenhamento e participação nessas actividades;

- assiduidade.

Avaliação Sumativa:

- realização de três testes escritos.

- realização de um trabalho de grupo, escrito e com apresentação oral, sobre os temas de Saúde.

Considera-se aprovado à disciplina, no processo de avaliação de frequência, o aluno que, cumulativamente, reuna as seguintes condições:

1. Tenha comparecido a todos os momentos de avaliação (a falta de qualquer um deles implica a atribuição de classificação zero valores nesse elemento de avaliação);

2. A classificação de cada teste e do trabalho seja igual ou superior a 8 valores;

3. A classificação média final seja igual ou superior a 10 valores.

Quando um aluno obtém classificação inferior a 8 valores em algum dos testes ou no trabalho, ou quando a sua classificação média de frequência for inferior a 10 valores, considera-se reprovado à disciplina e deve submeter-se a exame, o qual abrange toda a matéria leccionada ao longo do ano.

 

Os alunos que tenham módulos realizados em 2000/01 ou em anos anteriores, ou equivalências concedidas nesse mesmo período, necessitam de frequentar e obter classificação positiva (10 valores) na parte dos conteúdos em falta.

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