Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Ciências da Natureza (90h, A) Cursos: Prof. do Ensino Básico Variantes de Ed. Musical(2º ano), Ed. Física (2º ano), Educação Visual e Tecnológica (2º ano), Port/Francês(2º ano) e Port/Inglês(2º ano) Ano lectivo: 2004/2005 Departamento: Ciências da Natureza Professores responsáveis pelo Programa: Adorinda Gonçalves (Prof.-Adjunta), Conceição Martins (Prof.-Adjunta), Luís Filipe Fernandes (Prof.-Adjunto) Docentes: Paulo Mafra, Luís Freitas (Ed. Musical, Port/Francês, Port/Inglês e EVT) (Ed. Física )
IntroduçãoAs Ciências da Natureza fazem parte do currículo do curso de formação de professores que poderão vir a leccionar no 1º ciclo do Ensino Básico. Esta componente de formação tem como principais finalidades aprofundar conhecimentos teóricos que permitam a exploração de temas actuais no âmbito das ciências e subjacentes a conteúdos programáticos de disciplinas futuras deste currículo e contribuir para uma formação geral básica necessária aos futuros professores que leccionam Ciências da Natureza ao 1º ciclo do ensino básico. OBJECTIVOS GERAIS- Reconhecer a Física e a Química, a Geologia como ciências que contribuem para satisfazer a curiosidade do Homem na busca aliciante de explorar o mundo, mas também para a sua preservação. - Manifestar capacidade de interpretar/explicar situações correntes no âmbito das Ciências da Natureza.. - Conhecer conceitos e princípios básicos sobre a estrutura dos materiais e as suas transformações. - Conhecer factos geológicos. - Conhecer os principais tipos de rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares - Distinguir diferentes tipos de células e as respectivas funções. - Conhecer os principais constituintes químicos da célula e os mecanismos que permitem aos nutrientes chegar às mesmas. - Conhecer a organização estrutural dos vírus e os seus modos de actuação. - Conhecer algumas doenças infectocontagiosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo. - Conhecer algumas doenças decorrentes do abuso de substâncias perigosas, nomeadamente ao nível da prevenção e do modo de actuação no organismo - Conhecer as diferentes fases das divisões celulares e compreender as implicações funcionais das mesma - Conhecer os mecanismos da transmissão da informação genética e alguns exemplos de hereditariedade humana - Discutir a utilização de diferentes alternativas energéticas fundamentando cientificamente as suas opções. - Compreender conceitos e princípios da hidrostática. - Compreender as propriedades dos materiais sólidos, líquidos e gasosos e as suas transformações com base nas teorias de ligação química. - Compreender o carácter evolutivo dos modelos científicos. - Compreender o carácter dinâmico da Terra - Compreender o diferente comportamento das ondas sísmicas, quando atravessam meios com características diferentes - Compreender a importância dos vulcões e sismos para o conhecimento da estrutura interna da Terra - Compreender os conceitos de Litosfera, Astenosfera e Mesosfera - Compreender a génese dos diferentes tipos de rochas - Discutir situações do dia-a-dia com base em conceitos/leis - Utilizar uma linguagem científica na descrição dos fenómenos/situações. - Compreender a estrutura dos ácidos nucleícos - Distinguir a gametogénese masculina e feminina. - Compreender o ciclo reprodutor humano. - Distinguir casos de hereditariedade “ligada ao sexo”. - Compreender que o funcionamento do organismo humano, tal como os outros sistemas, também está dependente de mecanismos de retroacção e de homeostasia. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Estrutura e Propriedades da Matéria 1.1.Teoria Corpuscular da Matéria. 1.2.Evolução dos modelos atómicos. 1.3.Sólidos, Líquidos e Gases: 1.4.1.Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais; -reacções químicas e a sua representação; 1.4.2.A Água e o Ar: - importância da água e do ar no Universo; - estrutura e propriedades da água nos três estados físicos: - ligação Química: -ligações moleculares covalentes; ligações intermoleculares; -as propriedades do ar: a pressão atmosférica; -princípios da hidrostática: os vasos comunicantes, as prensas hidráulicas. 1.4.3.Estruturas Gigantes: -outras ligações intermoleculares; -ligação iónica; -ligação metálica; -ligação em sólidos covalentes - o carbono
2. ENERGIA 2.1.Formas e Fontes de energia. 2.2.Energia luminosa: - comportamento da luz; - fenómenos luminosos: reflexão e refracção da luz; - o sistema Sol-Terra-Lua. 2.3.Transformações e Transferências de energia: -cadeias energéticas; - a energia acumulada nos materiais; - a conservação da energia. 2.4 - Efeitos de energia em Reacções Químicas - Reacções endoenergéticas e exoenergéticas
3. A TERRA 3.1.A Arquitectura do Espaço 3.2.A Terra no Sistema Solar 3.3. Sistema Terra – Lua 3.4. Estrutura interna da Terra 3.4.1- Sismos e Vulcões como indicadores da constituição interna da Terra - Tipos e características das ondas sísmicas - Vulcanismo e principais tipos de vulcões - Vulcanismo Secundário 3.4.2- Camadas constituintes da Terra; distribuição e percentagens relativas; Composição e densidade das várias camadas 3.4.2- Conceito de Litosfera, Astenosfera e Mesosfera 3.5. Ciclo Petrogenético 3.5.1- Principais tipos de rochas e sua génese 3.6. Recursos Naturais 3.6.1- Combustíveis Fósseis
4- A Célula 4.1. Células procarióticas e eucarióticas 4.2. Células vegetais e animais 4.3. Constituição química da célula 4.4. Multiplicação celular 4.4.1- Mitose 4.4.2- Formação das células sexuais - meiose 4.4.3- Gametogénese e fecundação 4.5 - Hereditariedade humana 4.5.1- Teoria cromossómica da hereditariedade 4.5.2- Estrutura e constituição química dos ácidos nucleícos 4.5.3- Transmissão da informação genética 4.5.4- Algumas doenças hereditárias
5. Da célula ao ecossistema 5.1- Fotossíntese, respiração e fermentação 5.2 - Importância da fotossíntese e da respiração no funcionamento dos ecossistemas 5.3- O homem como agente modificador dos ecossistemas
6. Regulação do organismo humano 6.1. Noção de homeostasia e retroacção 6.2. Mecanismos de regulação hormonal 6.3. Alterações do equilíbrio no organismo humano 6.3.1- O sistema imunitário 6.3.2- Agentes infecciosos 6.3.3- As vacinas 6.4. Comportamentos que influenciam a saúde dos indivíduos 6.4.1- Nutrição 6.4.2- Tabagismo 6.4.3- Alcoolismo 6.4.4- Toxicodependência Estratégias metodológicasA abordagem dos temas previstos será feita com base na exposição teórica dos conteúdos, enquadrada com uma discussão prévia com os alunos a partir de situações concretas e do dia-a-dia. A apresentação dos conteúdos será feita, sempre que possível recorrendo aos meios audiovisuais. Em algumas dessas aulas serão colocados temas para discussão, promovendo a participação de todos os alunos na defesa dos seus pontos de vista. AVALIAÇÃOProcurará efectuar-se continuamente a avaliação de forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o evoluir do processo de ensino-aprendizagem. Para tal serão considerados os resultados da avaliação formativa e sumativa. Avaliação Formativa: - respostas dos alunos às questões propostas; - empenhamento e participação nessas actividades; - assiduidade. Avaliação Sumativa: - realização de três testes escritos. - realização de um trabalho de grupo, escrito e com apresentação oral, sobre os temas de Saúde. Considera-se aprovado à disciplina, no processo de avaliação de frequência, o aluno que, cumulativamente, reuna as seguintes condições: 1. Tenha comparecido a todos os momentos de avaliação (a falta de qualquer um deles implica a atribuição de classificação zero valores nesse elemento de avaliação); 2. A classificação de cada teste e do trabalho seja igual ou superior a 8 valores; 3. A classificação média final seja igual ou superior a 10 valores. Quando um aluno obtém classificação inferior a 8 valores em algum dos testes ou no trabalho, ou quando a sua classificação média de frequência for inferior a 10 valores, considera-se reprovado à disciplina e deve submeter-se a exame, o qual abrange toda a matéria leccionada ao longo do ano.
Os alunos que tenham módulos realizados em 2000/01 ou em anos anteriores, ou equivalências concedidas nesse mesmo período, necessitam de frequentar e obter classificação positiva (10 valores) na parte dos conteúdos em falta. BIBLIOGRAFIAAMABIS, J. M. e outros (1982) Biologia - Genética, evolução e ecologia. Vol. 3 Editora Moderna. S. Paulo. AZEVEDO, C. (1999) Biologia Celular, Lidel - Edições Técnicas, Lda, 3ª ed. Lisboa. BAKER & ALLEN (1975) Estudos de Biologia. Vol. 1 e 2 .Editora Edgard Blücher. S. Paulo. BERKALOFF, A.; BOURGET, J.; FAVARD, P. & LACROIX, J. C. (1976) Biologia y fisiologia celular. Ed Omega. Barcelona. BODEN, J. J.-P. e outros (1983). Biologie. Terminale C. Col Désiré. Armand Colin. Paris. Bohr, N. (1969). Textos Fundamentais da Física Moderna. Vol. II. Sobre a constituição de átomos e moléculas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. BUSCH, Richard M. (1986). Physical Geology. 4ª Edition. American Geological Institute and National Association of Geosciences Teacher. Castro, A. e Figueiredo, M. G. (1987). Curso de Química Geral. Vila Real: UTAD. CESAR, S. J. & SEZAR, S. (1984). Biologia. Vol. 1, 2 e 3. Atual Ed. S. Paulo. COSTA, Joaquim Botelho (1993). Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico. 8ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian. DERCOURT, J.; PAQUET, J. (1986). Geologia Objectos e Métodos. Coimbra: Livraria Almedina. GASS, I. G.; SMITH, P. J.; WILSON, R. C. L. (1984). Vamos Compreender a Terra. Coimbra: Livraria Almedina. Gega, P. (1986). Science in Elementary Education. Fifth Editions. HAMILTON, W. R., WOOLLEY A. R., BISHOP, C. (1989). Guía de Minerales, Rocas y Fósiles. Barcelona: Ed. Omega HARRISSON, D. (1975) Biologia. Editorial Presença. Lisboa. HEVIA, Alfonso Melendez, HEVIA F. M. (1985). Geologia. 3ª Edição Madrid: Paraninfo. HOCHLEITNER, Rupert (1987). Minerales y Rocas – Una Guía de Identificación. Barcelona: Ediciones Omega, S.A. Earth Science Curriculum Project (1981). Investigando a Terra. Vol. I e II McGraw–Hill do Brasil. JENKINS, J. B. (1982) Genética. Editorial Reverté S.A. Barcelona. JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. (1972) Citologia básica, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. (1991) Biologia Celular e Molecular, Guanabara Koogan, 5ª ed. São Paulo. LEINZ, Viktor, AMARAL Sérgio E. (1987). Geologia Geral.10ª Edição Brasil: Editora Nacional Lewis, J.L.(1976). O Ensino da Física Escolar. Lisboa: Editorial Estampa Lda. LINHARES, S. & GEWANDSZNAYDER, F. (1980). Biologia das populações- Genética, Ecologia e Evolução. Editora Ática. S. Paulo. LINHARES, S. e outros (1982). Biologia celular. Editora Ática. S. Paulo. Manuais de Ciências da Natureza/Meio Físico para o 1º ciclo do Ensino Básico. Mendonça, L. e Ramalho, M. (1986). No Mundo em Transformação. Lisboa: Texto Editora. MONTGOMERY, Carla W. (1995). Environmental Geology. 4ª Edition WCB. Morrison, R. et al. (1978). Química Orgânica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. NOVIKOFF, A. B. & HOLTZMAN, E. (1985) Células e Estrutura celular. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro. NUHFER, Edward B., et al. (1993). Guía Ciudadana de los Riscos Geológicos. Ilustre Colégio Of. de Geólogos de España. Pauling, L. ( ). Química Geral. S.Paulo: Livro Técnico S.A. Pimentel, G. C. (1963). Química uma Ciência Experimental. Lisboa: Fund Calouste Gulbenkian. Pinto, R. e Teixeira, A. (1990). Moléculas Biológicas- Estrutura e Propriedades. Lisboa: Didáctica Editora. POPP, J. H. (1989). Geologia Geral. 5ª Edição Brasil: Editora Afiliada. ROBERTIS, E. & ROBERTIS Jr., E. M. (1996) Biologia Celular e Molecular, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Silva, M. et al. (1980). Projecto Física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Walker, J. (1990). O Grande Circo da Física. Lisboa: Gradiva. WYLLIE, P. J. (1995). A Terra Nova Geologia Global. 3ª Edição Lisboa: F. Calouste Gulbenkian. |
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