Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Biologia Animal e Vegetal (90h; A) Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (4º ano) Ano lectivo: 2004/2005 Departamento: Ciências da Natureza Professor responsável pelo Programa: Conceição Martins (Professora-Adjunta) Docente: António Manuel Velho
IntroduçãoA disciplina de Biologia Animal e Vegetal está incluída no 4º ano do plano de estudos do Curso de Professores do Ensino Básico-Variante de Matemática/Ciências da Natureza. É uma disciplina anual, com três horas semanais, na qual se pretende fazer uma abordagem geral sobre a diversidade de seres vivos existentes na Terra, as características mais importantes de cada grupo e as possíveis formas de os classificar.
Objectivos* Compreender que a diversidade de seres vivos reflecte a existência de inúmeras diferenças, mas também de muitas semelhanças entre os mesmos; * Compreender como surgiram as diferentes formas de classificação dos seres vivos e quais os objectivos subjacentes a cada uma dessas classificações; * Compreender o conceito de espécie e a sua importância na sistemática; * Distinguir e discutir as diferentes teorias sobre a origem dos seres vivos na Terra; * Distinguir e discutir as diferentes teorias sobre a evolução das espécies; * Compreender os argumentos usados para defender as teorias evolucionistas; * Perceber que a hereditariedade é um poderoso factor evolutivo e que a genética de populações mostra como é que as espécies surgem e evoluem; * Conhecer os diferentes grupos taxionómicos em que se agrupam os seres vivos; * Identificar os indivíduos pertencentes ao Reino Monera e distinguir os seus dois filos; * Identificar os indivíduos pertencentes ao Reino Protista e distinguir os seus filos; * Identificar os indivíduos pertencentes ao Reino Fungi e distinguir as suas classes; * Identificar os indivíduos pertencentes ao Reino Plantae e as principais características distintivas dos mesmos em relação aos outros seres vivos; * Conhecer a estrutura morfológica, fisiológica e ecológica dos vários tipos de algas; * Compreender as estratégias de adaptação das plantas ao meio terrestre, distinguindo as briófitas das traqueófitas; * Compreender a importância ecológica e evolutiva da semente e as principais diferenças entre gimnospérmicas e angiospérmicas; * Conhecer a grande diversidade de angiospérmicas e distinguir as monocotiledóneas das dicotiledóneas; * Identificar os indivíduos pertencentes ao Reino Animalia e as principais características distintivas dos mesmos em relação aos outros seres vivos; * Conhecer as características morfológicas, fisiológicas e ecológicas que permitem distinguir os principais filos do Reino Animal; * Conhecer as características morfológicas, fisiológicas e ecológicas que permitem distinguir as classes dos vertebrados;
Conteúdo ProgramáticoI - Diversidade e unidade dos seres vivos 1. Classificação dos seres vivos 1.1 - Evolução dos sistemas de classificação 1.2 - Diferentes grupos taxionómicos 1.3 - Conceito de espécie 1.4 - Nomenclatura 2. Origem dos seres vivos na Terra Primitiva 3. Evolução das espécies 3.1 - Teorias clássicas sobre a evolução das espécies 3.2 - Argumentos a favor do evolucionismo 3.3 - Mecanismos da evolução 3.4 - Concepções modernas sobre evolução 3.5 - A Hereditariedade como factor de evolução 3.5.1 - Genética das populações 3.5.2 - Formação de novas espécies 3.5.3 - A evolução dos grandes grupos de animais e plantas 3.5.4 - Aparecimento e evolução do Homem II - Estudo dos principais grupos taxionómicos 1. Reino Monera 1.1 - Bactérias 1.2 - Cianofíceas 2. Reino Protista 2.1 - Protozoários 2.2 - Euglenófitas 2.3 - Clorófitas 2.4 - Pirrófitas 2.5 - Mixomicetes 3. Reino Fungi 3.1 - Micófitas: suas classes 4. Reino Plantae 4.1 - Critérios de classificação das plantas 4.2 - Filos 4.2.1 - Feófitas 4.2.2 - Rodófitas 4.2.3 - Clorófitas 4.2.4 - Briófitas 4.2.5 - Traqueófitas 4.2.5.1 - Estudo do subfilo Licopodíneas 4.2.5.2 - Estudo do subfilo Equisetíneas 4.2.5.3 - Estudo do subfilo Pterophytina 4.2.5.3.1 - Filicineas 4.2.5.3.2 - Gimnospérmicas 4.2.5.3.3 - Angiospérmicas 5. Reino Animalia 5.1 - Critérios de classificação animal 5.2 - Filos 5.2.1 - Espongiários 5.2.2 - Celenterados 5.2.3 - Platelmintas 5.2.4 - Nematelmintas 5.2.5 - Anelídeos 5.2.6 - Artropodes 5.2.7 - Moluscos 5.2.8 - Equinodermes 5.2.9 - Cordados
Estratégias metodológicasNas aulas teóricas, a matéria é exposta pelo professor (com o auxílio de transparências, para mostrar gráficos, figuras, etc.), mas com intervenção pontual dos alunos. Nas aulas práticas, são observados directamente pelos alunos exemplares correspondentes aos grupos taxionómicos estudados nas aulas teóricas, recorrendo ao microscópio óptico ou à lupa binocular. Para cada exemplar observado é feito pelo aluno um esquema legendado identificativo das principais estruturas observadas.
AvaliaçãoA avaliação da componente teórica da disciplina será feita através de três testes parciais. A classificação parcial da componente teórica será obtida dando igual peso a cada um dos testes. A avaliação da componente prática da disciplina será feita através de dois testes parciais, realizados em simultâneo com os dois últimos testes teóricos e dos relatórios elaborados nas aulas práticas. A classificação da componente prática será obtida dando peso dois à média dos dois testes práticos e peso um à média dos relatórios desenvolvidos nas aulas práticas. A classificação final será o resultados da média ponderada das duas componentes, dando peso três à componente teórica e peso um à componente prática.
Nota: De acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE, a avaliação de exame incidirá exclusivamente sobre a componente teórica, sendo considerada para a classificação final a classificação da parte prática obtida na avaliação de frequência, respeitando as ponderações estipuladas para esta disciplina. De igual forma, o exame de melhoria tem de ser efectuado na época de recurso imediata à aprovação.
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