Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Saúde e Higiene da Criança (S2; 30 horas) Ano Lectivo: 2004/2005

Curso: Educadores de Infância – 4º Ano

Departamento: Ciências da Natureza

Responsável pela disciplina: Delmina Maria Pires - Professora Adjunta

Docente: Maria José Rodrigues

PROGRAMA

 

I - INTRODUÇÃO

A disciplina de Saúde e Higiene da Criança tem como principal finalidade preparar os futuros Educadores de Infância para lidar com situações directamente relacionadas com a saúde, nos mais diversos domínios, e que frequentemente podem ocorrer no Jardim de Infância. Pretende-se que os Educadores desempenhem um papel activo face à saúde da Comunidade Educativa, quer ao nível da prevenção, quer ao nível da intervenção directa nalgumas situações do quotidiano escolar.

Ao longo das aulas serão abordados alguns conteúdos específicos, bem como outros que possam surgir nos momentos de discussão e que sejam do interesse dos Educadores.

 

II - OBJECTIVOS

Analisar o conceito de saúde proposto pela OMS

Descrever o papel dos organismos envolvidos no controle de saúde das populações e dos seus parâmetros de medição

Compreender que a saúde da Comunidade Educativa é influenciada por vários factores

Conhecer noções básicas de saúde (higiene; nutrição; socorrismo; farmacologia, etc.)

Conhecer as principais causas de doença em idade escolar

Reconhecer a escola e os serviços locais de saúde como agentes  activos e responsáveis pela melhoria dos níveis de saúde da Comunidade

Reconhecer a importância da intervenção do Educador na saúde da Comunidade Educativa

Conhecer Programas de Saúde Escolar

Consciencializar sobre a importância do estabelecimento de parcerias entre Instituições de saúde e a escola no âmbito de uma Escola Promotora de Saúde (EPS)

 

III - CONTEÚDOS

1 - Conceito de saúde

1.1 - Análise do conceito de saúde (OMS) e factores que influenciam o estado de saúde

1.2 - Conceito de Escola Promotora de Saúde (EPS) — Caracterização da EPS

 

2 - Parâmetros de avaliação do nível de saúde

Taxa de natalidade; Taxa de mortalidade; Outros parâmetros

3 - Noções básicas de saúde

3.1 - Higiene:

Higiene individual (Higiene oral, corporal e mental); Higiene da grávida; Higiene dos espaços

3.2 - Nutrição

3.2.1 - Principais constituintes dos alimentos; Regras fundamentais para uma alimentação equilibrada; Factores que podem influenciar a alimentação; Importância da alimentação equilibrada para o bom funcionamento do organismo; Higiene e conservação dos alimentos

3.2.2 - Importância do aleitamento materno

3.2.3 - Alcoolismo e problemas associados

3.3 - Socorrismo

3.3.1 - Noções de primeiros socorros

3.3.2 - Farmácia da escola

4 - Noções básicas de imunologia

Sistema imunológico; Reacções antigene-anticorpo; Imunidade; Vacinação e saúde pública

5 - Fases de desenvolvimento

5.1 - Desenvolvimento infantil e principais características de cada fase de desenvolvimento

5.2 - Puberdade e adolescência

 

6 - Principais causas de doença em idade escolar

6.1 - Doenças transmissíveis por via hídricae doenças transmissíveis por contacto directo

6.2 – Parasitosese micoses

6.3 - Perturbações de visão e audição

7 - Escola/serviços de saúde como agentes salutógénicos

7.1 - Serviços locais de saúde (Hospitais; Centros de saúde) — Papel dos profissionais de saúde

7.2 - Escola (vertentes: ecológica, curricular, psicossocial, comunitária) — Papel do Educador

7.3 - Programas de Saúde Escolar

 

IV - ESTRATÉGIAS

A apresentação dos conteúdos programáticos será feita, sempre que possível, recorrendo aos meios audiovisuais. Procurar-se-á que nestas aulas haja intervenção dos alunos, para discussão de temas no âmbito de cada conteúdo programático. Por outro lado, os alunos serão divididos em grupos e desenvolverão actividades que incluem a resolução de trabalhos relacionados com os temas abordados.

No final de cada trabalho proceder-se-á à discussão intergrupos procurando que todos partilhem a experiência desenvolvida.

 

V - AVALIAÇÃO

Haverá dois tipos de avaliação: Avaliação escrita e individual; Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo

Nota: Para o cálculo da média final de frequência, a nota do trabalho tem peso 1 e a da avaliação escrita individual tem peso 2, não podendo, nenhuma delas, ser inferior a 10 valores.

 

VI - BIBLIOGRAFIA

Barry, G. et al (1969). Saúde e bem-estar. Publicações Europa América, Lisboa.

Beçak, W. (1979). Programa de saúde. Editora São Paulo: Nobel, São Paulo.

Castro, G. (2001). Alimentação e Saúde. Estudos e Documentos,  Intituto Piaget, Lisboa.

Fricker, J., Dartois, A., M. & Fraysseix, M. (1998). Guia da alimentação da criança – Da concepção à adolescência. Medicina e saúde, Instituto Piaget, Lisboa.

Gérard, J. L. & Abdelmalek, A. (1995). Ciências humanas e cuidados de saúde. – Manual para profissionais de saúde. Medicina e Saúde, Instituto Piaget, Lisboa.

Miranda, A. & Dias, A. P (1991). Era uma vez o corpo humano. Vol 41, 46,47, 50, 51, 52 e 53 Planeta Agostini, Lisboa.

UCLA (1994). 50 coisas simples que você pode fazer para uma vida mais saudável. Faculty of the UCLA School of Public Health, Editora Difusão Cultural, Lisboa.