Departamento Ciências da Natureza
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REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Os Laboratórios de Ciências da Natureza são essencialmente um lugar de aprendizagem, onde se encontram todo o tipo de materiais, devidamente organizados e facilmente acessíveis para serem utilizados por professores e alunos. Pretende-se ainda que contribuam para incentivar a realização de actividades de ciências da natureza no âmbito dos estágios realizados pelos alunos da ESEB nos Jardins de Infância, no 1º e no 2º Ciclo, apoiando a elaboração de materiais didácticos com vista aos estágios. Assim sendo, os Laboratórios têm como principais funções: · Fornecer aos docentes do Departamento equipamentos e materiais que lhes permitam optimizar a sua acção docente. · Fornecer aos docentes apoio personalizado para as aulas. · Apoiar o trabalho dos alunos, facultando-lhes os equipamentos materiais a que eles no dia a dia não têm acesso, para preparar os trabalhos práticos das disciplinas e as actividades a realizar no estágio. Perante estes pressupostos, e tendo em conta que os laboratórios devem dar resposta a um vasto leque de interesses e necessidades (Formação Inicial, Profissionalização em Serviço e Formação Contínua), e tentando optimizar o trabalho do seu funcionário e a disponibilidade de equipamentos e materiais, os Laboratórios de Ciências da Natureza têm a organização e funcionamento que a seguir se indica, susceptíveis a poderem ser revistos em cada ano lectivo.
1-Organização Apoio ao trabalho dos docentes Para que as actividades lectivas possam ser desenvolvidas é necessário, ao longo do ano, assegurar que seja garantida: 1. a disponibilização dos equipamentos e materiais necessários para a preparação e realização das actividades de ensino previstas nas várias disciplinas; 2. a possibilidade de recurso, periódico ou pontual, a entidades especializadas para manutenção de equipamentos; 3. a disponibilização de um funcionário em permanência para apoio à manipulação dos equipamentos, à preparação dos materiais, à actualização do inventário e à verificação dos stock.
Apoio aos alunos O apoio aos alunos da ESE é prestado a três níveis: 1. Disponibilização de equipamentos e materiais necessários e de apoio técnico à realização dos trabalhos experimentais no âmbito das disciplinas leccionadas pelo Departamento. 2. Disponibilização de equipamentos e materiais necessários e de apoio técnico à realização de trabalhos experimentais no âmbito da Prática Pedagógica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos). 3. Disponibilização de equipamento e materiais necessários e de apoio técnico à realização actividades relacionadas com as ciências da natureza em eventos culturais realizados pelo Departamento ou pela ESE (por ex. na semana cultural ou no Dia Mundial da Criança).
Apoio à comunidade escolar Pontualmente, e mediante marcação prévia, os Laboratórios de Ciências da Natureza podem ainda ser visitados ou utilizados para a realização de actividades experimentais com alunos de outras instituições, nomeadamente dos Jardins de Infância e do 1º e 2º Ciclos da região.
2-Funcionamento 2.1- O Técnico de Laboratório assegura que existe um inventário de todos os equipamentos e materiais disponíveis, o qual deve ser periodicamente actualizado e disponibilizado a todos os docentes do Departamento, discriminando as quantidades existentes e o local em que se encontram arrumados. 2.2- Os docentes devem fornecer com antecedência os protocolos experimentais das actividades a desenvolver nas aulas e a lista dos materiais necessários, sempre que pretenda ter apoio técnico para a sua preparação, assim como o respectivo calendário e horário das aulas em que pretenda a colaboração directa do funcionário do Laboratório. 2.3- Os docentes devem informar o Técnico de Laboratório, com antecedência, sempre que seja necessária a realização de trabalhos experimentais por parte dos alunos fora do horário da disciplina e devem assegurar que essa actividade não coincide com outras aulas ou actividades já agendadas. 2.4- Os alunos podem preparar os seus trabalhos laboratoriais nas instalações, desde que não ponham em risco a sua segurança ou a das instalações e desde que não prejudique o bom funcionamento das aulas. 2.5- Em cada semestre será afixado um horário de atendimento aos alunos, durante o qual podem ser feitas as reservas ou requisições de equipamentos e materiais e pode ser prestado apoio técnico à preparação das actividades que pretendem desenvolver, embora o requisitante deva saber manusear o equipamento. 2.6- Em cada ano lectivo é disponibilizada uma lista dos equipamentos e materiais que podem ser requisitados pelos alunos, no âmbito da Prática Pedagógica. 2.7- A requisição de equipamentos e materiais para a Prática Pedagógica deve ser feita de acordo com as seguintes regras: a) Só podem ser requisitados os equipamentos e materiais constantes na lista anexa. Excepcionalmente podem ser cedidos outros materiais, desde que se prove que são indispensáveis para a boa realização da actividade e desde que não haja colisão com as actividades lectivas a realizar no âmbito das outras disciplinas. Não serão fornecidos materiais de fácil aquisição (por ex. fósforos, palitos, álcool ou açúcar). b) Só podem ser requisitados os equipamentos e materiais que não existam na escola onde o estágio está a decorrer. c) As solicitações de material devem ser feitas com antecedência mínima de um dia em relação à data em que pretendem levantar o material através do preenchimento de um formulário próprio de “Reserva/Requisição de Material”, presencialmente junto da funcionária do laboratório, durante o período de atendimento. d) Nos pedidos de reserva será respeitada a ordem temporal pela qual foi feito o pedido. e) As solicitações de material podem ainda ser feitas através da Internet, em formulário próprio, o qual poderá ser enviado por e-mail para a Técnica dos Laboratórios (Engª Cristina Machado, bernardo@ipb.pt) até às 10:00 horas do dia anterior ao levantamento do material. f) Os pedidos efectuados por e-mail serão registados e analisados às 10:00 de cada dia e só essa vez, pelo que os alunos que utilizem esta modalidade perdem prioridade face aos pedidos de reserva ou requisição efectuados presencialmente dentro do horário de atendimento em vigor, afixado no laboratório e disponível na página Web do departamento. g) A “Requisição de Material” deve ser formalizada através da assinatura do formulário que serviu para efectuar a “Reserva”, no mesmo momento em que os materiais são levantados. h) Os materiais devem ser levantados na metade anterior do dia da sua utilização (ex. para Terça-feira de manhã, levantar na Segunda-feira à tarde; para Terça-feira à tarde, levantar Terça-feira de manhã) e a sua devolução deve ser feita na metade do dia seguinte à realização da actividade. 2.8- A decisão final de ceder ou não os equipamentos ou materiais solicitados cabe ao Departamento, embora possam ser delegadas essas funções no técnico de laboratório responsável pelo processo de requisição. 2.9- Os utilizadores do equipamento e materiais são responsáveis por estes, e a assinatura do formulário de requisição assume-se como termo de responsabilidade. Qualquer dano provocado nos equipamentos ou materiais cedidos obrigará ao pagamento da sua reparação ou à sua substituição. |
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