Departamento Ciências da Natureza

 

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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA

 

Disciplina: Estudo do Meio Físico (66h; S)

Curso: Complemento da Formação Científica e Pedagógica para a Educação Básica – 1º Ciclo

Ano Lectivo: 2003/2004

Departamento: Ciências da Natureza

Responsável pelo programa: Delmina Maria Pires - Professora Adjunta

Docente: Delmina Pires

 

Introdução

O programa desta disciplina, foi organizado tendo em conta a necessidade de formação metodológica específica ajustada à docência no 1º Ciclo. Valoriza-se o debate e a reflexão sobre a importância do ensino/aprendizagem das ciências no 1º Ciclo e realça-se a necessidade de desenvolver processos científicos neste nível etário, privilegiando as actividades experimentais como meio de desenvolver nos alunos competências cognitivas e sócio-afectivas de elevado nível de abstracção. Tem-se também em conta a necessidade de consciencializar os professores para a compreensão da ciência como processo e como produto e para a importância dos aspectos sociológicos, quer relacionados com a escola, quer relacionados com a família, no (in)sucesso dos alunos na escola.

No desenvolvimento desta disciplina, procuraremos privilegiar a formação com um carácter experiencial e reflexivo, que se complementa na elaboração de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

 

Objectivos

- Promover um maior conhecimento das principais teorias de aprendizagem e de instrução.

- Compreender a necessidade de desenvolver um processo de ensino/aprendizagem que tenha em conta as diferentes dimensões da ciência.

- Compreender a necessidade de procurar e implementar novas práticas pedagógicas.

- Compreender a importância do ensino/aprendizagem das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico.

- Compreender a necessidade de desenvolver um processo de ensino/aprendizagem das ciências que tenha em conta a " ciência como processo e como produto".

- Compreender a necessidade de desenvolver processos científicos nos alunos do 1ºCiclo do E. B.

- Compreender a importância das actividades experimentais no processo de ensino/ aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do E.B.

ConteúdoS

 

A - A problemática Ensino/Aprendizagem

1 - O actual paradigma do ensino das ciência.

2 - Teorias de aprendizagem e de instrução de Bruner e Ausubel.

3 - Aprendizagem por descoberta/aprendizagem por recepção. Pedagogias visíveis/ pedagogias invisíveis.

4 - A ciência como processo e como produto. O desenvolvimento de processos científicos no 1º Ciclo do ensino Básico.

5 - Aprendizagem por objectivos.

6 - Planificação e realização de actividades experimentais para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

7 - A avaliação dos alunos - Organização geral das fichas de avaliação.

7. 1 - Diferentes tipos de questões de avaliação: de escolha múltipla, alternativa, composição curta e longa, etc., e regras a ter em consideração na sua elaboração.

7.2 - Questões que avaliam capacidades cognitivas simples e questões que avaliam capacidades cognitivas complexas.

7.3 - Questões de realização activa e questões de realização passiva.

7.4 - Elaboração da matriz da ficha de avaliação e pontuação das questões.

 

B - Socialização primária e prática pedagógica. Sua influência no (in) sucesso escolar

1 - Factores de socialização familiar e sua relação com o aproveitamento dos alunos na escola.

2 - Relação entre diferentes práticas pedagógicas e o aproveitamento dos alunos.

3 - Características da prática pedagógica mais favorável ao sucesso em ciências.

Metodologia

Na disciplina Estudo do Meio Físico, os temas serão desenvolvidos utilizando diversas estratégias, nomeadamente:

- Apresentação dos temas pelo professor.

- Diálogo professor/aluno e entre alunos.

- Trabalhos em pequenos grupos e discussões plenárias.

- Trabalho de laboratório.

- Análise e discussão de textos e documentos variados.

Avaliação

Haverá dois tipos de avaliação: Uma avaliação escrita individual e um trabalho de grupo.

 

Nota: Para o cálculo da média final a nota do trabalho tem peso 1 e a da avaliação escrita individual tem peso 2, não podendo, nenhuma delas, ser inferior a 10 valores.

 

Recursos Bibliográficos

AUSUBEL, D., NOVAK, J., HANESIAN, H. (1981), Psicologia Educacional, Rio de Janeiro: Interamericana.

BRUNER, J. S. (1984),  Acción, Pensamiento e Lenguage, Madrid: Alianza Editorial.

CLEAVE, J. V. (1993), Física para Jovens, Lisboa: Publicações Dom Quixote.

ESLER, W. K., ESLER, M.K. (1989), Teaching Elementery Science, Belmont: Wadsworth Publishing Company.

FRIEDL, A. E. (1986), Teaching Science to Chiedren - An Integrated Approach, New York: Random House.

FROST, J. (1997). Creativity in primary science, Buckingham: Open University Press.

GEGA, P.C. (1986), Science in Elementary Education, New York: Macmillan Publishing Company.

HARLEN, W. (1996), The Teaching of Science in Primary Schools, London: David Fulton Publishess.

NOVAK, J. D., GOWIN, D.B. (1986), Learning How to Learn, Cambridge: Cambridge University Press.

OSBORN, R., FREYBERG, P. (1994), Learning in Science - The Implications of Children's Science, Londres: Heinemann.

PIRES, D. M.e MORAIS, A. M. (1997), Aprendizagem Científica e Contextos Diferenciados de Socialização Familiar. Um Estudo com Crianças dos Estratos Sociais mais Baixos. In Revista de Educação, 6 (2) 57 - 73.

PIRES, D. M. e MORAIS, A. (2000). Contextos de socialização familiar e sucesso escolar. In A. M. Fontain (Coord.), Parceria Família-Escola e Desenvolvimento da Criança. Porto: ASA.

PIRES, D. M. (2001). Textos de apoio à cadeira Metodologia do Ensino do Meio Físico. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

PROCHNOW, D.,  PROCHNOW, K. (1993), Why ? Experiments for the young scientist, TAB Books - Blue Ridge Summuit, PA.

PROCHNOW, D., PROCHNOW, K. (1993), HOW? More experiments for the young scientist, TAB Books - Blue Ridge Summuit, PA.

SÁ, J. G. (1994), Renovar as práticas pedagógicas no 1º Ciclo pela via das Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora.