Departamento Ciências da Natureza
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ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA
Disciplina: Elementos de Física e Química (120h; A) Curso: Prof. do Ensino Básico Variante de Matemática/Ciências Natureza (2º ano) Ano lectivo: 2004/2005 Departamento: Ciências da Natureza Professor responsável pelo Programa: Adorinda Gonçalves (Professora-Adjunta) Docente: Adorinda Gonçalves
IntroduçãoA disciplina de Elementos de Física e Química faz parte do currículo do curso de formação de professores do 2º ciclo do Ensino Básico, Variante de Matemática/Ciências da Natureza. Esta disciplina tem como principais finalidades aprofundar conhecimentos teóricos e práticos que permitam a exploração de temas actuais no âmbito destas ciências e contribuir para uma formação geral básica necessária aos futuros professores que leccionam Ciências da Natureza ao 1º e ao 2º ciclo do ensino básico. Pretende-se ainda desenvolver uma atitude de reflexão sobre o ensino das ciências salientando a importância do trabalho experimental na sala de aula do ensino básico.
I-OBJECTIVOS GERAIS- Reconhecer a Física e a Química como ciências que contribuem para satisfazer a curiosidade do Homem na busca aliciante de explorar o mundo. - Manifestar uma atitude crítica e objectiva na discussão dos problemas da ciência. - Manifestar capacidade de observação rigorosa dos fenómenos. - Manifestar capacidade de formular hipóteses e deduzir as suas consequências. - Manifestar capacidade de interpretar/explicar situações correntes no âmbito da Física e da Química. - Manifestar capacidade de planear e executar trabalhos e investigações. - Conhecer conceitos e princípios básicos sobre a estrutura dos materiais e as suas transformações. - Conhecer os grupos funcionais dos compostos orgânicos e as suas propriedades. - Discutir a utilização de diferentes alternativas energéticas fundamentando cientificamente as suas opções. - Compreender conceitos e princípios da hidrostática. - Compreender conceitos e princípios da termodinâmica. - Compreender as propriedades dos materiais sólidos, líquidos e gasosos e as suas transformações com base nas teorias de ligação química. - Compreender o carácter evolutivo dos modelos científicos. - Discutir situações do dia-a-dia com base em conceitos/leis. - Utilizar uma linguagem científica na descrição dos fenómenos/situações. - Utilizar correctamente os instrumentos adequados à realização de experiências. - Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração e apresentação de um trabalho susceptível de transferência para a sala de aula.
II-CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS1.Estrutura e Propriedades da Matéria 1.1.Teoria Corpuscular da Matéria. 1.2.Evolução dos modelos atómicos. 1.3.Tabela Periódica dos Elementos. 1.4.Sólidos, Líquidos e Gases: 1.4.1.Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais; 1.4.2.Ligação Química: -ligações moleculares covalentes; -ligações intermoleculares; 1.4.3.Estruturas Gigantes: -ligação iónica; -ligação metálica; -ligação em sólidos covalentes - a hibridação do carbono. 1.5.A Água e o Ar: - importância da água e do ar no Universo; - o ar e a água como exemplos de fluidos; - estrutura e propriedades da água nos três estados físicos; - as propriedades do ar: a pressão atmosférica; - princípios da hidrostática: os vasos comunicantes, as prensas hidráulicas e os densímetros. 1.6. Compostos Orgânicos: - nomenclatura dos hidrocarbonetos; - ligações químicas nos hidrocarbonetos; - grupos funcionais em compostos orgânicos (nomenclatura e propriedades). 2.Energia 2.1.Formas e Fontes de energia. 2.2.Energia luminosa: - comportamento da luz; - fenómenos luminosos: reflexão e refracção da luz; - instrumentos ópticos. 2.3.Transformações e Transferências de energia: -cadeias energéticas; - a energia acumulada nos materiais: - a temperatura como medida da energia térmica; - a energia interna de um sistema; - a energia nuclear; - o calor como medida da energia transferida entre sistemas; - a conservação da energia. 2.4 - Efeitos de energia em Reacções Químicas - Reacções endoenergéticas e exoenergéticas; - Entalpia da Reacção Química; - Conservação de energia em Reacções Químicas - Lei de Hess. 2.5. - Factores que determinam uma Reacção Química: - Princípio de energia mínima; - Espontaneidade e entropia (2ª Lei da TD). 3 - Equilíbrio Químico 3.1 - Sistemas químicos em equilíbrio; - Lei do Equilíbrio Químico; Constante de Equilíbrio; - Alterações do Estado de Equilíbrio: Princípio de le Chatelier. 3.2 - Equilíbrio Ácido-Base - Conceitos de Ácido e de Base; - Forças de ácidos e de bases; - Neutralização. 3.3 - Equilíbrio de Oxidação-redução - Conceito de Oxidação-redução; - Número de Oxidação; - Série de Oxidação; potenciais de eléctrodo; - Oxi-redução de compostos orgânicos.
IV-ESTRATÉGIAS GERAISDe acordo com a perspectiva das ciências apresentada, procurar-se-á recorrer a uma metodologia de discussão e investigação de alguns dos temas propostos, em pequenos grupos, que serão depois apresentados à turma em sessões de simulação. Procurar-se-á utilizar recursos materiais diversificados e que possam ser acessíveis aos futuros professores na sua sala de aula, dando particular relevo à utilização de materiais e objectos do dia-a-dia que podem ser reciclados para as aulas de ciências. Noutros momentos, esta componente de formação, de carácter prático e experimental, servirá de suporte à apresentação geral das temáticas em sessões teóricas, que permitirão uma fundamentação teórica mais alargada dos fenómenos/situações estudadas.
V-AVALIAÇÃOA avaliação efectuar-se-á continuadamente de forma a proporcionar ao professor e aos alunos indicações sobre o evoluir do processo de ensino-aprendizagem. Para tal serão considerados os resultados da avaliação formativa e sumativa. Avaliação Formativa: - respostas dos alunos às questões e actividades propostas; - empenhamento e participação nessas actividades; - assiduidade Avaliação Sumativa: - realização de um teste escrito parcial, na 1ºsemana do 2º Semestre; - realização de um teste escrito global na última semana lectiva do 2º Semestre; - realização de um trabalho de grupo que inclui a preparação e apresentação de uma “aula” ao nível do ensino básico (1º ou 2º ciclos); - resultados da avaliação das aulas práticas (relatórios + grelhas de observação). O resultado da avaliação sumativa será a média ponderada dos momentos de avaliação referidos, tendo o teste global peso 2. A classificação final será o resultado da avaliação sumativa ponderada pelas actividades das aulas.
Nota: Considera-se resultado positivo no processo de avaliação de frequência quando, cumulativamente, se reunam as seguintes condições: 1. O aluno tenha comparecido a todos os momentos de avaliação; a falta de qualquer deles (PP, PG ou TG’s) implica a atribuição de classificação zero (0) valores, nesse elemento; 2. A classificação final seja igual ou superior a 10 valores; 3. A média ponderada das provas individuais de avaliação (provas parcial e global) seja igual ou superior a 10 valores.
Nota: De acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE, a avaliação de exame incidirá exclusivamente sobre a componente teórica, sendo considerada para a classificação final a classificação da parte prática obtida na avaliação de frequência, respeitando as ponderações estipuladas para esta disciplina. De igual forma, o exame de melhoria tem de ser efectuado na época de recurso imediata à aprovação.
VI-BIBLIOGRAFIABOHR, N. (1969). Textos Fundamentais da Física Moderna. Vol. II. Sobre a constituição de átomos e moléculas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. CARDOSO, A.C. (1993). A centralidade do trabalho laboratorial nos novos programas de Química. Lisboa: Plátano Editora S.A. CASTRO, A. e FIGUEIREDO, M. G. (1987). Curso de Química Geral. Vila Real: UTAD *CHANG, R. (1994). Química, 5ªed. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda. CLEAVE, J.V. (1993). Física para Jovens. Lisboa: Publicações D. Quixote. CORREA, C. e AMARAL, A. (1985). Química-12ºano. Porto: Porto Editora. *GEGA, P. (1986). Science in Elementary Education. Fifth Editions. LEWIS, J.L.(1976). O Ensino da Física Escolar. Lisboa: Editorial Estampa, Lda. *LOWERY, L.F. !985). The Everyday Science Sourcebook-Ieas for Teaching in the Elementary and Middle School. Dale Seymon Publications. MASSA, M. M. /1989). Física-12ºano. Porto: Porto Editora. MENDONÇA, L. e RAMALHO, M. (1986). No Mundo em Transformação. Lisboa: Texto Editora. MORRISON, R. et al (1978). Química Orgânica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. PAULING, L. ( ). Química Geral. S.Paulo: Livro Técnico S.A. PIMENTEL, George C. (1963). Química uma Ciência Experimental. Lisboa: Fundaçã Calouste Gulbenkian. PINTO, R. e TEIXEIRA, A. (1990). Moléculas Biológicas- Estrutura e Propriedades. Lisboa: Didáctica Editora. PROCHNOW; D. (1993). Why? Experiments for the Young Scientist. TAB Books. Blue Ridge Summit, P.A. PROCHNOW; D. (1993). How? More Experiments for the Young Scientist. TAB Books. Blue Ridge Summit, P.A. RUSSEL, J. B. (1981). Química Geral. S. Paulo: McGraw-Hill SILVA, MARCIANO et al. (1980). Projecto Física. Lisboa: Fundação Gulbenkian WALKER, J. (1990). O Grande Circo da Física. Lisboa: Gradiva. Manuais de Ciências da Natureza para o 2º ciclo do Ensino Básico. |
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